BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Introdução A Administração - Planejamento Estratégico
(Antônio Cesar Maximiliano Amaru)

Publicidade
Planejamento Estratégico O planejamento estratégico é uma forma de estruturar e definir caminhos a serem seguidos pela organização. No planejamento estratégico analisa-se o ambiente interno da empresa e o ambiente externo (conjuntura econômica, ações governamentais, etc), define-se objetivos a alcançar e elabora-se o plano de estratégia, que mostrará uma visão clara e objetiva de onde a empresa está e para onde ela deseja ir. Para elaborar o plano estratégico há algumas etapas a serem seguidas. Primeiro a análise da situação atual da empresa. Esta análise consiste na definição, mudança ou adaptação da missão empresarial, análise do desempenho da empresa especificando a participação dos clientes na receita e a fatia de mercado atuante. Ainda neste item deve-se estipular as vantagens competitivas da empresa quanto a qualidade, eficiência, meios de controle da matéria-prima, controle do mercado, aceitação da marca e status que o produto agrega. Em segundo lugar deve-se analisar o ambiente externo. Nesta análise diagnostica-se o ramo de negócios em que se atua (empresa que compõe o mesmo ramo, características do mercado, características do consumidor). Neste tópico é importante ressaltar o poder dos concorrentes (facilidade de entrada de novos concorrentes, capacidade produtiva dos concorrentes e facilidade de inserção de produtos substitutos). Deve-se analisar ainda as mudanças tecnológicas que vão modificar a forma com que os produtos serão vistos, as ações governamentais sobre o ramo do negócio como abertura ao mercado externo, subsídios etc, a conjuntura econômica atual e o comportamento da sociedade como um todo. Em terceiro lugar a análise do ambiente interno da organização. Nesta etapa analisa-se as áreas de produção, vendas, recursos humanos e finanças, para se fazer um benchmarking que é a comparação do desempenho da empresa com os concorrentes. O benchmarking mostrará em quais áreas o desempenho está menor que o de empresas do mesmo ramo de negócios, permitindo a melhora destas áreas. A última etapa é a elaboração do plano de estratégia propriamente dito com a escolha dos tipos de estratégias a serem usados. Para escolher o tipo de estratégia a ser usado deve-se classificar os produtos ou serviços oferecidos para alocar estratégias diferentes para cada um. Para definir a participação no mercado de cada um dos produtos ou serviços oferecidos, há algumas características a serem observadas. Se o produto ou serviço tem grande ou pequena participação no mercado e se o mercado apresenta boas chances de crescimento ou estagnação. Após esta classificação fica mais fácil definir a estratégia a ser usada. As estratégias empresariais podem ser focadas no desenvolvimento do mercado, no desenvolvimento do produto, na diversificação, na redução de despesas ou na estabilidade. O planejamento estratégico é muito importante para a empresa saber que rumo tomar. Às vezes é necessário olhar para fora para saber por onde andar, e às vezes é necessário olhar para dentro e detectar mudanças a serem feitas para continuar. O plano estratégico de uma empresa evidência ambos os casos e por isso é de fundamental importância para a sobrevivência da empresa.



Resumos Relacionados


- Plano Estratégico: Marketing

- O Plano De Marketing

- Planejamento Estrategico

- Planejamento EstratÉgico / Como Desenvolver Um Plano De Negocios?

- Planejamento Mercadologico



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia