Inhame - Tubérculo Nutritivo
(Wikipedia e Revista Boa Forma)
Os tubérculos dos inhames são usados como acompanhamento de carnes, sopas e saladas, geralmente em pratos salgados, e com menos frequência em bolos e doces. O seu uso como alimento também é crescentemente apreciado nos EUA e na Europa, principalmente na França, onde seu consumo é associado a benefícios medicinais tais como a redução do mau colesterol.
Em forma alternativa o inhame cozido pode ser macerado, formando purês que podem ser utilizados diretamente ou adicionados a alimentos sólidos ou sopas.
O inhame é um tubérculo excelente para a saúde por seu valor nutritivo com propriedades surpreendentes. É rico em betacaroteno, vitaminas C e B, cálcio, ferro e magnésio. Seu consumo regularmente favorece a produção hormonal, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, além de combater os radicais livres e aumentar as defesas do organismo.
.
Entre as suas substâncias estão o fito-hormônio diosgina, que, no corpo humano, se transforma desidroepiandrosterona (DHEA), responsável pela formação de nada menos que 50 hormônios. Um desses hormônios é do crescimento, denominado GH. O inhame estimula a queima de gordura do abdômem e favorece o ganho de massa muscular ao mesmo tempo que equilibra o nível de progesterona (hormônio feminino) e por isso mesmo é que ele diminui as cólicas e a irritabilidade na TPM. Outra ação superimportante do tubérculo é a anti-inflamatória, que colabora com a limpeza do organismo.
Porém é preciso alertar que apesar de trazer tantos benefícios à saúde, o inhame deve ser consumido com moderação, por ser calórico, sendo classificado como vegetal C. É importante ressaltar que ele deve ser usado como substituto do pão, arroz ou outro carboidrato na refeição, para não desequilibrar a dieta. O índice glicêmico dele é médio, portanto, demora mais para ser convertido em açúcar no sangue, evitando picos de insulina e minimizando o risco de engordar.
Devido ao seu paladar muito apreciado pelos humanos, seu valor nutricional e sua diversidade de composições culinárias em que pode ser incorporado, o inhame é considerado uma cultura de alto valor, sendo hoje cultivado em todas as regiões tropicais e subtropicais e em algumas regiões temperadas não sujeitas a geadas.
.
Resumos Relacionados
- O Poder Do Arroz E Feijão
- "folha Universal" Domingo, 26/07/2009
- Dieta Da Proteína
- Arroz Integral, Amigo Do Seu Corpo
- Conheça Os Benefícios Da Dieta Mediterranea
|
|