Folhas DA AMAZONIA SERVE PARA FôRRO É MOVEIS
(Diario do Amazonas; Jerson Aranha)
Diário do Amazonas - A preservação da floresta tem sido tema de todas as rodas sociais no mundo todo. No Amazonas, a exploração dos recursos florestais tem oferecido uma gama de produtos que vão alem dos cosméticos é dos medicamentos. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia-(INPA) desenvolveram uma “chapa” de folhas vegetais que pode ser utilizada na confecção de forros, divisórias, moveis é artefatos em substituição a madeira sólida é seus derivados (aglomerados, compensados é MDF), alem de outros materiais como o PVC, o gesso é o isopor, utilizados para acabamentos na construção civil.
Jadir de Souza Rocha, um dos inventores da chapa, afirma que a riqueza da floresta amazônica não esta somente na madeira das espécies arbóreas é, portanto, outras matérias-primas florestais não madeiras podem ser transformadas em produtos de excelente qualidade é alternativas a madeira.
O pesquisador explica que no processo de confecção da chapa podem ser aproveitadas folhas de especieas ardores, de frutíferas, de palmeiras, de ervas daninas é plantas ornamentais.
“Primeiramente – disse Rocha – as folhas passam pela operação de trituração para obtenção de pequenas partículas, podendo ser secas ao ar livre ou em estufas. Posteriormente , é feita a formação de um colchão de partículas com aglutinação de resina sintética é fibra de vidro.
Resumos Relacionados
- Floresta Amazônica Usa Matéria Orgânica Para Fabricar Chuva
- Painéis De Madeira Reconstituida - Osb
- Brasil/extrativismo Vegetal
- Inpa: AmazÔnia Emite Menos Carbono
- Borracha – Qual A Diferença Entre A Sintética E A Natural?
|
|