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Leitura, Escrita E Dislexia ? Uma Análise Cognitiva
(Andrew Ellis)

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O Reconhecimento de palavras são tentativas de caracterizar alguns dos processos mentais que permitem ao leitor IDENTIFICAR, COMPREENDER e PRONUNCIAR as palavras escritas. Para que ocorra o ?reconhecimento de palavras? é necessário entender como funciona um dos modelos neste processo cognitivo.

O 1o. modulo cognitivo envolvido no processo de uma palavra impressa é o SISTEMA DE ANÁLISE VISUAL. Este envolve dois deveres: O primeiro é identificar os rabiscos, letras. O segundo dever é identificar a posição de cada letra em sua palavra.

O SISTEMA DE ANÁLISE VISUAL: deve codificar identidades e posições das letras antes do leitor poder determinar se uma palavra que esta sendo fixada é familiar ou incomum.

O 2o. modulo é o LÉXICO DE IMPUT VISUAL, o qual tem a tarefa de identificar as cadeias de letras como palavras familiares. É uma espécie de depósito mental de palavras que contém as representações escritas de todas as palavras familiares.

Ao ler a palavra MESA, por exemplo, o sistema de análise visual diz-lhe que as letras nesta posição: M1, E2, S3, A4 e o Léxico de Input Visual diz que você já encontrou esta cadeia de letras antes. Mas quem possui o reconhecimento de que mesa é um móvel que pode ser de madeira, vidro, ou aço e que tem 4 pernas e que geralmente as pessoas fazem suas refeições nela, é o SISTEMA SEMÂNTICO.

O SISTEMA SEMÂNTICO: geralmente esta envolvido no entendimento de palavras tanto escrita, quanto falada.

Portanto, o Sistema Semântico é o módulo que dá acesso ao significado de uma palavra que está sendo lida. É o depósito de todo conhecimento sobre o significado de palavras familiares. O Sistema Semântico tem tudo o que você sabe sobre uma MESA, exceto como pronunciar a palavra MESA. Esse reconhecimento está contido dentro de um depósito separado de palavras que é o LÉXICO DE PRODUÇÃO DE FALA.

LÉXICO DE PRODUÇÃO DE FALA: é o depósito da fala, dos sons e é onde ocorre o acesso à pronuncia das palavras.

Pode-se notar na figura apresentada acima uma ligação entre o léxico de input visual e o léxico de produção da fala. O Léxico de Input Visual contém representações que são ativadas por palavras familiares, enquanto que o Léxico de Produção de Fala contém a pronuncia, sons de palavras familiares.

O NÍVEL DE FONEMA é o depósito temporário, de curto prazo. Representa sons individuais da fala, mesmo quando as letras são parte de uma palavra familiar ou não. Os fonemas, contudo, não podem ser articulados todos de uma vez, eles devem ser convertidos do primeiro ao último em uma seqüência coordenada de movimentos articulatórios. Portanto, precisamos postular alguma forma de armazenagem de curto prazo na qual os fonemas podem ser mantidos no intervalo entre serem resgatados do Léxico de Produção de Fala e serem articulados. Esse depósito de curto prazo é chamado de Nível de Fonemas.

Quando ocorre todo esse processo, levando em consideração todas as suas variáveis, podemos obter como resultado a FALA.

FALA: é o resultado de todo o processo cognitivo de reconhecimento de palavras isoladas.



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