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O Grafismo Infantil
(Audenice Silva)

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  A construção da escrita é um processo que a humanidade vem fazendo há milhares de anos. Essa produção coletiva, nomeada sociogênese, determina historicamente a construção individual, chamada ontogênese. O desenvolvimento da linguagem escrita na criança, portanto é o foco principal deste estudo.
          
Nesta análise discutirei criticamente alguns aspectos da escrita e da memória como um processo de retenção de informações no qual a experiência vivida pela criança são arquivadas e recuperadas quando lhes são necessárias. Buscando nesse processo mostrar como se dá a compreensão dentro das etapas das concepções da criança, dentro de um esquema geral que lhes permitem relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos apreendidos na escola. A proposta deste trabalho é resumir a ampla definição de leitura apreendida a partir dos quatro modelos cognitivos de processamento propostos na literatura psicolingüística: ascendente, descendente, interativo e interativo compensatório. Analisar as possíveis interações entre os processos de desenho e de escrita, tendo por foco as estratégias de representação construídas pelas crianças.
 
             No momento em que a percepção infantil torna-se mais discriminadora, aparece certa oposição entre a representação e a intuição afetiva. Quando pode comparar, escolher e rejeitar o que não lhe agrada, a criança aprende a diferenciar o objeto de sua representação. A possibilidade de fazer diferenciações reduz o sincretismo, permite a formação de categorias de pensamento, a distinção entre sujeito e objeto, qualidade e coisa.
      
             Para Vygotsky, o brincar e o desenhar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento de linguagem escrita. O desenho parece surgir de forma espontânea e evolui junto ao processo de desenvolvimento global da criança. Também é uma tentativa de comunicação formal e um meio de representação e simbolização. A criança expressa em seu grafismo àquilo que ainda não consegue com outras linguagens, por exemplo, a fala ou a escrita.
             
           Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos.  O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou. Nessa fase inicial, predomina no desenho a assimilação, isto é, o objeto é modificado em função da significação que lhe é atribuída, de forma semelhante ao que ocorre com o brinquedo simbólico.

          O rabisco é um meio que a criança utiliza para se relacionar com o ambiente físico e social de onde vive, despertando sua curiosidade e ampliando seus conhecimentos e suas habilidades, sejam elas motoras cognitivas ou lingüísticas, e assim, temos os fundamentos teóricos para deduzirmos a importância que deve ser dada à experiência pré-escolar da criança.

          Assim, a mesma visa o entendimento sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem através do pensamento e da linguagem. Além disso, faz-se necessário a relação entre pensamento e linguagem e o papel da intervenção pedagógica no âmbito escolar e não- escolar. 

          Com a construção de rabiscos, marcas e símbolos, é possível perceber que a criança, é capaz de produzir à escrita, a criança, imersa no ambiente cultural, pensa sobre a escrita e, auxiliada muitas vezes por intervenções, exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, entre outros. No desenho e no brincar a criança exprime seus medos, desejos e experiências. De forma simbólica o desenho torna-se um meio de expressão. Se o ato de brincar é algo tão importante no desenvolvimento da criança, é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala.
Se for dado para uma criança um lápis e um papel, ela descobrirá que é capaz de deixar sua marca ali, e se surpreenderá ao repetir o movimento e e surgir mais marcas com gestos repetidos, despertando o interesse e o gosto pela descoberta.

          Percebo que o desenvolvimento do grafismo revela a natureza emocional e psíquica da criança. E que, é na linguagem gráfica que ela registra suas idéias, vontades e fantasias, e isto acontece a partir da evolução do grafismo que podemos acompanhar nas mudanças e aprimoramentos dos seus desenhos.À medida que a criança interage com o meio que se situa, percebe que pode fazer novos movimentos, mesmo que seja sem intenção definida com a representação, porém ela perceberá que existe relação entre esses movimentos e as marcas que deixa no papel. Isto propiciará um desenvolvimento do controle sobre a mão, com isso surgirão outros movimentos em círculos que contribuirão para o aparecimento do circulo fechado mais claro.

             Esta descoberta para criança é de extrema importância, pois evidencia a descoberta das formas, e na seqüência as garatujas ganham nomes e detalhes como: olhos, pernas, braços e cabelos. Neste momento começa existir a intenção de linguagem escrita a partir dos desenhos dos que estão mais próximos dela, como por exemplo, sua família bem como ela própria.

                    A criança não sabe ainda dá explicações coerentes a respeito das coisas, pois a fantasia ainda é mais forte que a capacidade de explicar. Mas através do lúdico a criança desenvolve sua capacidade de pensar, passando a representar, simbolicamente, suas ações e também suas atividades motoras, porque neste período, já corre, salta, enfim, realiza inúmeras atividades que propiciam desenvolvimento a essas habilidades. O uso da imaginação, e outras atividades lúdicas, são de grande importância porque influenciam no desenvolvimento cognitivo e, também, o equilíbrio emocional, são assimilados conceitos do mundo real e das relações concretas, e então, a criança passa da individualidade para a socialização.  
 



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