Iso É CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA
(Luiz Carlos Fernandes Navarro)
Se traçarmos um paralelo entre a dinâmica do mercado e a qualidade, percorrendo na linha do tempo, perceberemos nitidamente uma correlação. Desde os tempos da prática do escambo, consciente ou inconscientemente, o consumidor faz suas escolhas baseado nas qualidades, implícitas e explícitas, dos produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades. A partir do século XX, principalmente após a 2ª Guerra Mundial, devido a explosão demográfica, a hiper-competição pela demanda crescente em áreas antes monopolizadas, a globalização da economia e a popularização da Internet mudaram a forma como as empresas fazem negócios, a Gestão da Qualidade é a síntese dessa mudança. Portanto, não se pode esquecer que, a finalidade da Gestão da Qualidade é diferenciar-se num mundo de convergência tecnológica, onde os produtos são muito parecidos, quando não iguais, para manter-se no mercado e aumentar os lucros, as empresas encontraram no TQM (Total Quality Management) o meio de implementar estratégias para atingir estes objetivos. Porém, seja qual for o modelo do sistema utilizado, a cultura da qualidade depende das pessoas. Neste sentido, reforço a mensagem de Ivan Ricardo Piccolo, diretor da APP e membro do CB-25, O que é ISO que está acontecendo?, “[...] o ser humano é fator primordial nesta empreitada e mais uma vez estamos diante de uma norma que requer mudança comportamental e atitudinal, portanto não nos esqueçamos destas variáveis e dos recursos humanos envolvidos. Tomem suas decisões fundamentais nas razões que melhor convier, porém não pensem que cresceremos e venceremos a competição internacional dos negócios com simples implantações (naturais e artificiais) da ISO 9000, este certificado somente nos dá direito e acesso a entrar no campeonato, vencê-Io requer muito mais esforço e sinergia.” Seguindo na linha do tempo, o século XXI chegou, e trouxe consigo mudanças significativas, no mundo dos negócios, o modelo de foco no produto cede lugar ao foco do cliente, sob esta nova ótica, as exigências do consumidor aumentaram, a conquista da confiança e reputação no mercado, para escapar do processo irreversível da ‘comoditização’, fizeram com que as empresas buscassem ferramentas que oferecessem garantia do processo e, portanto, produtos diferenciados na percepção do consumidor, a METROLOGIA foi a resposta. Joel Alves da Silva aborda em seu artigo, “Uma eficiente gestão melhora a confiabilidade nos processos”, a grande importância da METROLOGIA como estratégia para as organizações gerar qualidade e confiabilidade nos processos. Finaliza destacando a importância do ser humano no sucesso da cultura da qualidade: [...] “Dessa forma, sabemos que o fator mais importante para todo o processo desenvolver bem, é o humano, pois ele é capaz de comprometer todo um trabalho quando algo dá errado [...]. O grande resultado do desempenho do sistema de medição é fazer com que todos produzam qualidade em produtos, processos, nas tomadas de decisão e que não fiquem a mercê somente do preenchimento de formulários. A METROLOGIA vem a cada dia se tornando um grande desafio de toda empresa, pois ela se baseia em dados e quanto mais confiáveis eles forem, melhor será para toda organização em atingir suas metas. No mundo atual onde a competição e a individualidade (com interesses e objetivos) se tornam cada vez mais presente, compartilhar informações e o conhecimento é tão importante para sua conscientização e que o conhecimento só existe para ser compartilhado até mais que interesses competitivos ou financeiros. A realidade da Gestão da Qualidade no Brasil, ainda, está longe do patamar alcançado pelos países mais competitivos do mundo, e para que este cenário se reverta serão necessários investimentos no Capital Humano, nas duas pontas do processo produtivo, no consumidor para exigir os seus direitos, no fornecedor para entregar naturalmente Qualidade Assegurada, com retorno justo sobre este investimento.
Resumos Relacionados
- Novos Denominadores Contra Os Riscos Empresariais.
- Gestão Da Qualidade Total / Total Quality Managment / Os Estagios Da Qualidade Total
- Benchmarking
- Desafios Da Produção Na Atualidade
- ConstruÇÃo Civil: Da Manufatura Aos Controles De Qualidade
|
|