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Gestão parte 3
(rodrifinanceiro)

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TEORIAS ADMINISTRATIVAS GERAIS
 
Henri Fayol
 
Fayol preocupou-se em tornar a gestão mais efectiva, desenvolveu teorias sobre as boas práticas da gestão, onde propôs um conjunto universal de funções de gestão. Publicou o livro “Principles of Management”, com regras fundamentais da gestão.

Fayol sugere 14 princípios gerais da gestão:

1 -Divisão do trabalho: Quanto mais as pessoas se especializarem, maior é a experiência do seu trabalho.
2 -Autoridade: O direito de dar ordens e o poder de se fazer obedecer; autoridade e responsabilidade devem estar intimamente ligadas.
3 -Disciplina: Uma organização com sucesso requer o esforço comum de todos os trabalhadores.
4 -Unidade de comando: Cada trabalhador deve receber ordens de apenas uma pessoa.
5 -Unidade de direcção: A empresa deve ser orientada para um objectivo comum, numa direcção (única) bem definida.
6 -Subordinação do interesse individual ao interesse colectivo.
7 -Remuneração: A compensação pelo trabalho realizado deve ser justa tanto para quem recebe como para quem paga. Para isso diversas variáveis, como o custo de vida, oferta de pessoal qualificado, o sucesso da empresa, etc., devem ser tidas em conta.
8 -Centralização.
9 -Cadeia de comando: Numa organização, a linha de autoridade vai por ordem de escalões da gestão de topo até aos níveis mais baixos da hierarquia.
10 -Ordem: Os materiais, tal como as pessoas, devem estar nos lugares certos, nas horas certas.
11 -Equidade: Os empregados devem ser tratados numa base de justa igualdade.
12 -Estabilidade de emprego: Reter os empregados produtivos deve ser uma prioridade da gestão. Uma elevada taxa de rotação do pessoal geralmente anda associada a uma quebra da eficiência da empresa.
13 -Iniciativa: Os gestores devem encorajar as iniciativas dos trabalhadores nomeadamente através de novas ou adicionais actividades autodirigidas.
14 -Espírito de equipa.
 
Max Weber
 
A teoria de Weber assentava em estruturas e relações de autoridade. Desenvolveu uma teoria de um tipo de organização ideal, a Burocracia, caracterizada por:
? - Divisão do trabalho;
? - Hierarquia definida claramente;
? - Regulamentos e regras detalhadas;
? - Relações interpessoais.

Como os Gestores de hoje utilizam as Teorias Administrativas Gerais
 
Parte das técnicas e ideias da actual gestão, devem-se ao contributo dos teóricos de outrora. Por exemplo, a perspectiva do trabalho de um gestor de Fayol, bem como os seus 14 princípios de gestão, são ainda hoje uma referência para o planeamento, a organização, a direcção e o controle efectuado pelos gestores.
Também a burocracia de Weber é ainda utilizada em organizações flexíveis e dotadas de profissionais talentosos, tendo no entanto perdido alguma importância no final do século XX.

PERSPECTIVA QUANTITATIVA DA GESTÃO
 
Investigação operacional - Uso de técnicas quantitativas para melhorar a tomada de decisões
-  Estatísticas
-  Modelos de Optimização
-  Simulações em computador de actividades de gestão
-  Programação Linear – melhora as decisões de alocação de recursos
-  PERT – melhora a programação do trabalho.

Como os Gestores de hoje utilizam a Perspectiva Quantitativa da Gestão

As áreas da gestão que mais têm vindo a usufruir de contributos matemáticos são o planeamento e o controle. Tal facto é visível, quando se realizam orçamentos, planos de custos ou controles de qualidades, todos estes baseados na matemática. O desenvolvimento de software informático, tem também vindo a contribuir para a influência da matemática na gestão. Contudo, deve dizer-se que o comportamento organizacional tem influenciado mais a gestão do que as fórmulas matemáticas, uma vez que trata de problemas mais “reais” e visíveis.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É o campo de estudo das pessoas no trabalho, pois os gestores obtêm as “coisas” feitas trabalhando com pessoas e importa estudar estes. Foi essencialmente em finais de 1800 e começo de 1900 que surgiram os principais contributos. Com especial destaque para Robert Owen, Hugo Munsterberg, Mary Follet e Chester Barnard.Dos vários contributos havia uma marca comum, acreditava-se que as pessoas eram o activo mais importante das organizações. As várias ideias serviram para as bases de uma variedade de programas de gestão e recursos humanos, como selecção de empregados ou motivação de empregados.

Estudos de Hawthorne
 
Começaram em 1924 na Western Electric Company, onde se realizaram estudos de iluminação, provando-se por meio de uma experiência que a intensidade da iluminação não estava relacionada com a produtividade.
O professor Elton Mayo com alguns dos seus associados após alguns estudos concluíram que:
- As normas sociais são importantes determinantes do comportamento individual do trabalho;
- O dinheiro é um factor importante, mas são também igualmente muito importantes factores como sentimentos do grupo, segurança, entre outros.

Os estudos de Hawthorne foram muito importantes pois mudaram a visão dominante de que os trabalhadores não eram diferentes das outras máquinas.

Como os Gestores de hoje utilizam a Perspectiva Comportamento Organizacional

O estudo e o domínio do comportamento está largamento instaurado nas empresas contemporâneas. Este factor denota-se pela tentativa de criação de trabalhos motivadores, de trabalhos em grupo e de comunicação entre níveis hierárquicos muito diferentes. Pode ainda referir-se, que também a forma como as decisões são tomadas, a estrutura das organizações e as técnicas utilizadas nas empresas, são também alvos onde se manifesta um cuidado com o comportamento tomado.



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- Psicologia Organizacional E Psicologia Do Trabalho.



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