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Gestão parte 5
(rodrifinanceiro)

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CULTURA ORGANIZACIONAL
 
O Que é Cultura Organizacional?
 
É um sistema de valores partilhados e crenças dos membros da organização, que determinam em largo grau como actuam.

Cultura Forte versus Cultura Fraca
 
Nas culturas fortes, os valores chave são profundamente mantidos e amplamente partilhados. Existe uma maior influência nos empregados do que as culturas fracas. E, os empregados são mais empenhados nas organizações com culturas fortes.
As culturas estão associadas a uma elevada performance organizacional.
 
Fonte da Cultura
 
A maioria das organizações tem culturas moderadas ou fortes. A fonte de uma cultura usualmente reflecte a visão ou missão do fundador, que projectou uma imagem do que a organização deve ser.
 
Como os Empregados Aprendem a Cultura
 
A cultura é transmitida aos empregados de varias formas, no entanto, as formas mais significativas são:
- Histórias – Uma narrativa de eventos ou pessoas significantes.
- Rituais – Sequência repetitiva de actividades.
- Símbolos – Materiais essenciais na criação da personalidade da organização.
- Linguagem – Identifica os membros de uma cultura. As organizações desenvolvem uma terminologia ou jargão.
 
Como a Cultura afecta os Gestores
 
A cultura estabelece um comportamento adequado e apropriado na gestão, moldando o comportamento dos gestores e trabalhadores da organização. A cultura, por outro lado, constrange a tomada de decisão em todas as funções na gestão, nomeadamente:
- Planeamento – No grau de risco que os planos devem conter. Que análise do contexto externo é necessária?
- Organização – No grau de autonomia dado aos empregados, ou no grau de interacção interdepartamental.
- Direcção – No grau de satisfação no trabalho. Que estilos de liderança são apropriados?
- Controle – No grau de confiança nos controlos internos ou externos. Que critérios de performance utilizar?

MEIO ENVOLVENTE
 
External Environment
 
Refere-se a factores, forças e instituições exteriores das organizações que potencialmente podem afectar a performance destas (as organizações).
Existem dois níveis de meio envolvente:
- Meio Envolvente Mediato ou Geral
- Meio Envolvente Imediato ou Específico
Ambos os meios envolventes têm importância, e por vezes a maior importância dum face a outro, é meramente conjuntural, ou depende da actividade da empresa.

Meio Envolvente Mediato ou Geral
É o meio envolvente onde se dão os factores chave de mudança, e que afecta a empresa quer esta queira quer não. As variáveis chave são a política, a económica, a demográfica, a tecnológica, a sociocultural e a global.

Económica – Inclui as taxas de juro, as variações no rendimento disponível dos consumidores que constituem o mercado e a própria fase do ciclo económico que se vive.
Legal – É composta pela legislação nacional e pela comunitária, que limitam as escolhas possíveis da empresa.
Política – A estabilidade geral de um país, limita as atitudes e as decisões tomadas pelas empresas, ou dirigidas às empresas. É muito mais normal verificar-se um interesse da empresa em investir num país estável, do que num onde constantemente prolifere uma guerra.
Sociocultural – Está relacionada com as expectativas da sociedade, com os seus valores, costumes e gostos.
Demográfica – Está relacionada com as tendências nas características físicas da população. Por exemplo, após a II Guerra Mundial, com o regresso dos soldados a casa, assistiu-se a um aumento significativo da taxa de natalidade, o chamado “Baby boomer”, o que criou um novo mercado para as empresas. Também, as novas gerações, conhecidas como a geração digital, onde os jovens utilizam muito a net, deve ser levada em linha de conta pelas empresas.
Tecnológica – Esta é a variável com mudança mais acelerada, e muda até a forma como as organizações são estruturadas. A informática está actualmente na base de importantes vantagens competitivas.
Global – Traduz-se no número (crescente) de competidores e mercados globais que existem. É o principal factor que afecta as empresas actualmente. A Nike ou a Reebok são empresas globais, que competem em todos os mercados do mundo. Estes têm tendência a alargar-se cada vez mais, aumentando a concorrência contra as empresas nacionais.
 
Meio Envolvente Imediato e Específico
 
Quanto ao meio envolvente específico, é neste que se encontram os factores chave de competitividade e atractividade. Os factores chave são: os concorrentes, fornecedores, grupos de pressão pública e clientes.
 
Clientes – A organização existe para ir de encontro às necessidades dos clientes, são estes que absorvem os outputs da empresa.
Fornecedores – São as organizações que fornecem materiais e equipamentos, bem como aqueles que fornecem inputs financeiros (bancos, accionistas, etc.) ou de trabalho (como as universidades que criam empregados).
Concorrentes – Representam uma força envolvente que os gestores deverão ter muito em atenção e vigiar de perto os seus movimentos, pois não se pode ignorar a concorrência.
Grupos de Pressão – Grupos que tentam influenciar as acções da organização.
 
Como o Meio Envolvente Afecta a Gestão
 
A avaliação do nível de incerteza no meio envolvente, é determinada por:
- Grau de Mudança imprevisível
- Dinâmica (Forte) – Mudança Frequente [um exemplo de mudança dinâmica, seria se por exemplo existissem 3 empresas, uma fosse líder de mercado (TMN), e de repente face à fusão das outras duas (Optimus e Vodafone), a empresa líder deixasse de o ser]
- Estável (Fraca) – Mudança Mínima.
- Complexidade Ambiental
- O número de variáveis no meio envolvente
- O volume de informação requerida ou disponível nessas componentes
Compete portanto aos gestores, tentarem reduzir a incerteza.



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