BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Após crises, setor aéreo mundial deve ter lucro em 2010
()

Publicidade
Após crises, setor aéreo mundial deve ter lucro em 2010


Com o ritmo acelerado da recuperação global trazendo uma demanda renovada por viagens aéreas, um grupo setorial previu na segunda-feira que as companhias aéreas do mundo iriam reportar um lucro conjunto de US$ 2,5 bilhões este ano, uma melhora substancial em relação às perdas profundas dos dois anos anteriores.

Mas enquanto o tráfego aéreo aumenta no mesmo ritmo que o crescimento econômico na maioria das regiões, a fraca recuperação da Europa, combinada a um euro mais fraco e às perturbações causadas pela erupção do vulcão na Islândia na primavera da região, vai deixar as transportadoras europeias sem lucro até pelo menos 2011.

A Associação Internacional dos Transportes Aéreos, um grupo do setor com sede em Genebra, havia previsto em março uma perda global de US$ 2,8 bilhões em 2010, depois de uma perda de US$ 9,9 bilhões em 2009. O setor teve uma perda coletiva de US$ 16 bilhões em 2008 e obteve lucro pela última vez em 2007, quando relatou ganhos de US$ 12,9 bilhões. "A economia global está se recuperando das profundezas da crise financeira muito mais rapidamente do que poderia ter sido previsto", disse Giovanni Bisignani, diretor-geral e chefe executivo da associação.

Com a demanda por passagens aéreas crescendo quase duas vezes mais rápido que o número de assentos disponíveis, as tarifas estão aumentando significativamente, disse a associação. Enquanto os fabricantes começam a encher estoques, o transporte de cargas também está crescendo: a atividade subiu a um índice anualizado de 26% no primeiro trimestre. Como resultado, a receita das companhias aéreas deve aumentar quase 13% em 2010, para US$ 545 bilhões, em comparação a US$ 483 bilhões em 2009. Isso ficaria apenas um pouco abaixo da receita de US$ 564 bilhões de 2008.

A evidência de que a sorte das companhias aéreas está mudando fez com que a Moody's Investors Service Inc. mudasse sua previsão de 12 a 18 meses para o setor de negativa para estável. "Esperamos que a lucratividade no setor aéreo global melhore à medida que nos distanciamos do vale da recessão de 2009", disse Jonathan Root, analista do setor aéreo da Moody's. "Embora uma redução da confiança do consumidor e o ainda alto desemprego continuem sendo riscos que podem atrapalhar a melhora de rendimentos, a gestão cuidadosa das companhias aéreas, se mantida, deve ser efetiva em mitigar esses riscos."

Embora transportadoras da Ásia, América do Norte, Oriente Médio, América Latina e África devam ter lucro, o grupo do setor alertou que as margens de lucro líquidas seriam bem pequenas, a 0,5%. "Isso nem cobre nosso custo de capital", disse Bisignani em nota, antes do encontro geral anual da associação em Berlim.

As companhias aéreas da Europa, que representam uma parte importante do tráfego aéreo, continuam tendo dificuldade em meio a uma economia estagnada, conflitos trabalhistas, desastres naturais e um euro enfraquecido. As transportadoras europeias deverão perder cerca de US$ 2,8 bilhões em 2010 - menos que os US$ 4,3 bilhões em perdas no ano passado, mas acima dos US$ 2,2 bilhões que a associação previu em março. A previsão foi feita antes da nuvem de fumaça vulcânica que passou pelo continente gerar mais de 100 mil cancelamentos de voo em abril e maio, resultando em uma perda de receita estimada em US$ 1,8 bilhão, segundo o grupo.

A associação disse que o tráfego de passageiros este ano deverá crescer 7,1%, enquanto o tráfego de cargas deverá se expandir 18,5%. Em comparação, a previsão de março estimava um crescimento de 5,6% e 12%, respectivamente.



Resumos Relacionados


- Lucro Do Google Sobe Em 1,84 Milhões De Dólares

- Lucro Do Mcdonald''s Cai 32,4% Em 2007

- Microsoft Lucra Us$ 3 Bilhões No Trimestre E Us$ 14 Bilhões No Ano Fiscal

- Banco Do Brasil

- Apple Registra Faturamento Recorde



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia