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Brincando de Eratóstenes
(F. Na veia)

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BRINCANDO DE ERATÓSTENES

Eratóstenes (século III a.C.), quando foi diretor da Biblioteca de Alexandria, descobriu por um papiro que em Siena, ao meio-dia do dia 21 de junho, varetas retas e verticais não produziam sombra da mesma forma que as colunas dos templos ou qualquer outra edificação vertical.

Eratóstenes conclui que a ausência de sombra significava que o Sol neste dia, nesta hora, e nesta cidade, só poderia estar a pino. E aí pensou: será que quando o Sol está a pino num lugar necessariamente também deve estar a pino em qualquer outro lugar do planeta naquela mesma hora?

Para decifrar o enigma, Eratóstenes resolveu conferir. Aguardou o dia 21 de junho e em Alexandria, exatamente ao meio-dia, constatou que uma vareta vertical tinha sombra!

Pensando mais um pouco Eratóstenes concluiu que isso só poderia ser efeito da curvatura do nosso planeta concluindo que a Terra não poderia ser plana! Confira a ideia na imagem abaixo onde S e A representam Siena e Alexandria.

foto:http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/eratos_2.jpg

A história completa deste grande feito de Eratóstenes você pode ler aqui neste post onde mostro como ele conseguiu com este experimento simples e algumas noções básicas de geometria e trigonometria medir a circunferência da Terra. É simplesmente genial!

O Projeto Eratóstenes na América é uma proposta interdisciplinar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, Argentina, do Laboratório Pierre Auger, da Universidade Tecnológica Nacional Regional Mendoza, Argentina, e da Associação Física Argentina. Ele pretende envolver professores e alunos de diversas escolas espalhadas pelas cidades das Américas para que reproduzam o experimento das varetas de Eratóstenes com os seguintes objetivos:

* Descrever a geometria da incidência dos raios do Sol na Terra em diferentes latitudes;
* Fazer uma abordagem histórica de como a circunferência da Terra foi medida pela primeira vez há milhares de anos atrás;
* Determinar o momento real do meio dia solar da localidade onde se encontra o aluno;
* Medir o ângulo entre os raios solares incidentes na Terra e a vertical do local;
* Medir o raio do nosso planeta;

O projeto também pretende socializar resultados obtidos entre comunidades escolares distintas e distantes entre si através da utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), como a internet. E mobilizar professores e alunos de áreas distintas como Geografia, História, Artes, Física, Matemática e Geometria.

Existe uma sugestão de utilização de instrumentos como fio de prumo, nível de bolha, metro de carpinteiro, fios de nylon, esquadro, compasso, fita adesiva, relógio (ou cronômetro), percevejos, estacas, folhas de cartolina, placas de isopor ou madeira, folhas de papel em branco, lápis, dentre outros. Mas o ingrediente principal é a imaginação! Não há roteiros experimentais oficiais e prontos. Faz parte do projeto que o professor use a sua autonomia, liberdade e imaginação para, junto com os alunos, discutir e produzir um experimento viável para realizar as medições necessárias.

As inscrições, que foram abertas em 1 de abril e vão até 10 de junho, podem ser feitas no site http://difusion.df.uba.ar/Erat/eratPort.htm que já está em português. Para a inscrição é necessário fornecer os valores de latitude e longitude do local (escola) onde as medidas serão realizadas.

As medições acontecerão entre 18 e 24 de junho.

Neste PDF há um roteiro detalhado do projeto.

Aqui no Brasil o Projeto Eratóstenes na América tem apoio oficial da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Eu vou participar com meus alunos pois é imperdível esta chance de brincarmos de Eratóstenes em parceria com professores e alunos de outros pontos distantes do continente americano!



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