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Reflexão sobre o papel da Arte no contexto Educativo
(Isabel Andrea)

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Começo por apresentar e referir que o  conceito de Educação pela Arte, foi  desenvolvido na segunda metade do século XX, por Herbert Read, numa obra sua intitulada «Education throught art». E que embora represente muito mais que uma transposição para o contexto actual da tese original de Platão. Herbert Read tenta de alguma forma tornar visível o papel das artes na educação, bem como apontar caminhos que levem a sua aplicação às necessidades actuais. Herbert Read foi o mais importante impulsionador desta forma inigualável de desenvolvimento integral do ser humano.
A Educação pela Arte tem pois, por objectivo o desenvolvimento da personalidade e do ser humano em toda a sua essência, proporcionando-lhe a expressão/comunicação em todas as linguagens artísticas o que vai contribuir para que a sua perspectiva de auto-desenvolvimento, tal como a acção, a comunicação, a expressão, a criatividade, a espontaneidade e a relação emocional e sentimental se equilibre, dando origem a uma melhor interacção e sucesso escolar.
O conceito de educação tem sofrido alterações que vão a par e passo com o próprio desenvolvimento da sociedade. Formar indivíduos capazes de dar respostas variadas e adequadas a mudanças rápidas e constantes, implica o desenvolvimento de capacidades de inovação, flexibilidade, originalidade e recriação. Um dos caminhos possíveis para responder a estas exigências é fomentar e proporcionar ocasiões de desenvolvimento das características das pessoas. A sociedade actual exige indivíduos mais flexíveis e tolerantes, capazes de funcionar com uma diversidade cada vez maior de uma forma útil e construtiva. Exige a formação de um indivíduo capaz de se empenhar activamente na construção de si próprio e da sociedade, desenvolvendo uma maior disponibilidade, criadora de uma cultura sem recursos a modelos estereotipados, aberta à utilização da espontaneidade e expressão individual, sem individualismo mas aceitando o outro  na sua verdadeira dimensão .
A educação pela arte não tem por objectivo a formação de artistas mas sim desenvolver qualidades criativas e estéticas, que contribuam para formar um indivíduo mais criativo, capaz de estabelecer novas associações, com capacidade de correr riscos ao lançar-se em caminhos desconhecidos para produzir algo de novo. Assim, o que se pretende como perspectiva para um futuro melhor? Que a sua implementação escolar possua um âmbito de procedimento metodológico que tenha como objectivo, educar, formar pessoas no seu todo com docentes e educadores que tenham formação em Educação pela Arte que possuam como metodologia a globalização das linguagens artísticas, como meio de formação equilibrada da personalidade, o que irá resultar pessoas mais trabalhadoras e capazes duma construção social mais eficaz.



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