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Energy Entrepreneurs
(John Demont)

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O petróleo é um problema sério para todos nós: não custa muito, as fontes são confiáveis, e seu uso como combustível aumenta as emissões de gases de efeito estufa levando ao aquecimento global. Neste artigo, John Demont examina dois empresários canadenses que estão tentando resolver o problema e fazer um lucro utilizando subprodutos agrícolas para produzir etanol - um álcool de alta octanagem produzido pela fermentação do açúcar fabricado a partir de amido de grãos. Quando misturado com gasolina, o etanol reduz as emissões de gases com efeito de estufa e o custo do combustível.

Demont tem o cuidado de salientar que nem todos os cientistas concordam. Alguns, como David Pimentel da Universidade de Cornell, acredita que o etanol usa mais energia do que é salvo. Pimentel é suportada em vista que pela Fundação David Suzuki e Canadá Greenpeace. No entanto, o governo brasileiro e as empresas de gás discordarem e continuar a subsidiar a produção de etanol e pesquisa.

O primeiro dos dois empresários Demont introduz é Pound-Maker Agventures Limited, que explora uma combinação de confinamento e usina de etanol perto Lanigan, Saskatchewan. Pound-Maker usa cerca de 3.500 alqueires de trigo para produzir cerca de 40 mil litros de etanol por dia. Leftover sólidos, chamado "grãos húmidos de destilaria, são usados como proteína de alta de alimentos para animais, enquanto as águas residuais ou" vinhoto é usado como suplemento proteico para vacas - um ajuste perfeito no país gado.

A segunda empresa é Iogen Corporation, localizada nos arredores de Ottawa, Ontário. Iogen está trabalhando na produção de etanol, utilizando microorganismos geneticamente modificados para quebrar a celulose no caule de trigo restante, um processo que leva muito menos energia. Um dos subprodutos deste processo é a lignina, que pode ser queimado para produzir electricidade. Como o etanol de celulose é produzida usando as sobras de colheitas no ano passado, os agricultores têm a ganhar. Além disso, pode ser possível produzir este produto usando resíduos de madeira, ervas naturais, como a switchgrass, ou mesmo resíduos sólidos e lodo de esgoto.

A meta do governo é ter, pelo menos, um terço da gasolina vendida no Brasil contêm dez por cento de etanol até 2010, o que seria o equivalente a retirar 400.000 veículos das estradas. Para isso, está disposta a investir pesadamente em novas tecnologias, incluindo a produção de etanol homegrown.

Demont aponta que Henry Ford originalmente concebido o modelo T para correr em etanol, convertendo-o posteriormente para funcionar com gasolina. Combustíveis ecológicos não são apenas possíveis, mas necessárias. Embora as tecnologias de produção de etanol podem não ser perfeitas, eles são melhores do que o status quo, e há benefícios inesperados.



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