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Xamanismo Prático
(Susanne Marx)

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Entre a Introdução e a Primeira parte, dedicada ao contexto teórico do Xamanismo,
encontramos pontos-chave na história do Xamanismo, trazido por alguns pesquisadores/investigadores para o Ocidente. Define-se também o que é Xamanismo, Xamã e o papel deste na Sociedade. Aborda-se as questões de uma Iniciação ou de uma Formação. Neste texto, fica claro que o título de Xamã deve ser utilizado com prudência, pois só alguns praticantes é que assim podem ser apelidados. Hoje em dia, no Ocidente é acessível cursos de Xamanismo, mas os que neles participam devem ser designados, por exemplo, de praticantes de Xamanismo e não de Xamãs. São ainda indicadas técnicas de aceder ao Ser-Consciente e a visão do mundo ocidental acerca desta prática antiga. Numa parte dedicada ao Xamanismo Hoje, aborda-se o Xamanismo Tradicional, o Xamanismo Ocidental, a razão do Xamanismo hoje, onde é indicado a razão pela qual actualmente o Xamanismo ganha alguma visibilidade no mundo ocidental. Quanto à imagem do mundo xamânico, descreve-se brevemente a visão do mundo, distingue-se a realidade do dia-a-dia da não-quotidiana, sublinha-se o papel do Guia Espiritual. A Consciência Xamânica é aqui abordada, bem como os Conhecimentos científicos Paralelos, entre eles a Neurobiologia/Neurofisiologia, Biologia Molecular, Psicologia Transpessoal, Psicologia Jungiana, Psicologia Clássica, Física Quântica.
A Segunda parte é dedicada à prática de algumas técnicas xamãs. Aborda a viagem xamânica. A preparação para a mesma toma lugar de destaque. Desta preparação fazem parte a Intenção ou a Colocação de Perguntas. Aborda-se a importância de criar uma meta e de a viagem ser espontânea e não uma imagem controlada. Ainda existe espaço para explicar o que se experiencia e vê ao longo de uma viagem e como se faz para entrar no estado de consciência xamânico. O Guia Espiritual volta a ter espaço nesta secção do livro, com a sub-indicação de animal de força ou animal guia e professor/mestre. Os três mundos são abordados aqui com mais precisão, dividindo-se entre Mundo Inferior, Mundo Superior e Mundo Médio. Só aqui se entra nas técnicas em si, começando pela explicação da primeira viagem xamânica. Parte-se então para as diferentes viagens: a do Mundo Inferior, do Mundo Superior e do Mundo Médio; a de encontrar o Animal de Força; a de "Problemas resolver, Questões colocar" e a viagem sem palavras.
No final do livro, tem uma secção dedicada às questões mais frequentes. Entre elas, o momento em que a pessoa deve, e não deve, viajar. Também é colocado em questão o facto de alguém não ter capacidade visual e poder, ou não, realizar as viagens. Depois de fazer a viagem, desponta as dúvidas, por exemplo, tendo sido a experiência confusa e difusa, terá sido normal. As questões mais comuns continuam, uma delas dedicada ao tempo de prática. Outras perguntas levantadas nesta parte do livro são:

"Comigo não aconteceu nada - o que se passou?",
"Às vezes não funciona, porquê?",
"Posso viajar por outra pessoa?",
"Posso viajar em grupo ou só o posso fazer sozinho?",
"Deverei eu viajar em casa, sempre no mesmo lugar?",
"O que faço eu quando não chego a nenhum companheiro ou animal de força?",
"Posso ter mais do que um animal de força?",
"Devo eu contar aos outros, ou não, acerca do meu animal de força?",
"Posso trocar, numa viagem, entre o mundo superior e o inferior?",
"Posso perder-me numa viagem xamânica?",
"O que faço se na minha viagem algo de estranho ou desconfortável acontecer?",
"Há algum efeito colateral?",
"Como sei que funciona?".

Numa final desta segunda parte do livro, ainda se pode ler sobre a Percepção da Natureza e aí é sugerido como se pode activar os sentidos e ainda como percepcionar as direcções do céu. Percepcionar os Minerais, Plantas e Horizontes também tem aqui lugar, com exercícios curtos e práticos.
A fechar, encontramos a Informação Literária, a Lista de endereços e um pequeno texto Sobre a autora.



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