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Vygotsky & Piaget
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Piaget:
Método clinico: técnica de entrevista semi-estruturada, na qual as respostas dão origem à
próxima pergunta.
Assimilação: responder a situações usando conhecimentos já aprendidos.
Esquema: cpto que tem estruturas neurológicas relacionadas a ele (olhar, falar, contar, etc)
Acomodação: mudança na compreensão
Adaptação: interação entre assimilação e acomodação
Equilibração: processo que leva a um balanço entre assimilação e acomodação. É necessário
um equilíbrio entre os 2
Brincar: Envolve assimilação, pois assimilam objetos/atividades previamente aprendidos. Há
pouca acomodação pq envolve pouca mudança.
Estágios do brincar: antes dos 3 anos ñ tem idéia de regras, aos 5 acham q as regras são
imutáveis, aos 6 já sabem q podem ser mudadas + nunca as mudam. 11/12 anos, compreendem
as regras como modificáveis.
Imitação: envolve acomodação, pois ao imitar, modificam o cpto de acordo com as demandas
que ser algo que não são impõe.
Interiorização: processo pelo qual as atividades do mundo real adquirem representação mental.
Conceito do objeto: compreender que os objetos ainda exostem mesmo longe do alcance
sensorial.
Forças: equilibração (escola deve proporcionar atividades nem tão difíceis nem tão fáceis)
Maturação (professores devem saber sobre como as crianças pensam e aprendem)
Experiência ativa (envolver o aluno ativamente no processo de descobrir e aprender)
Interação social (escola deve oferecer oportunidades p/ os alunos se integrarem entre si
e com o professor, na própria sala de aula).
3 estágios – Piaget
.1º Sensório motor (0-2) – o bebê ainda não adquiriu o conceito de objeto(dar conta da
permanência dos objetos). Nesse tempo as cças entendem as coisas devido principalmente a
sensações que elas lhe causam e suas ações em relação a essas coisas. Desenvolve a capacidade
de simbolizar e comunicar a inteligência começa a se estruturar antes mesmo da linguagem,
chamando de inteligência pratica, aonde a criança vai aplicando suas ações e percepções
. 2º Pré-operacional (2-7) – representação da capacidade de pensar em um objeto através da fala
do outro. A inteligência passa a ser também uma representação, além da percepção e associação.
A criança desenvolve a capacidade simbólica; "já não depende unicamente de suas sensações, de
seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele
significa (o objeto ausente), o significado
. Operatório (2-7) – ação interiorizada, reversível, ação através da representação desse mundo.
Possibilidade de imaginar/pensar o que fez e voltar atrás, do ponto de partida. Subdivididos em :
- Operatório concreto (7–12) – é um tipo de pensamento pré-lógico, egocêntrico, dominado pela
percepção para um tipo de pensamento mais regulado por regras. A criança faz uso da capacidade
que ela conhece e que possa tocar. Suas evidências. Introdução de exercícios matemáticos
utilizando objetos.
- Operatório formal (12...) – representa um avanço diante da operação concreta, à criança vai
trabalhar utilizando hipóteses, lógicas e reversíveis. Desenvolvimento das operações de raciocínio
abstrato. A criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora
com a forma situando o real em um conjunto de transformações. sujeito torna-se capaz de raciocinar
corretamente sobre proposições em que não acredita, ou que ainda não acredita, que ainda
considera puras hipóteses. É capaz de inferir as conseqüências.
Evolui conforme outros 3 estágios (moral):
Anomia : não existe consciência de certo e errado/ Heteronomia: baseado no respeito e nas regras/
Autonomia: se dá pelo contrato e respeito mútuo
Vygotsky:
Enfatiza as forças externas à criança. O desenvolvimento cognitivo se dá através da interação da
criança com adultos.
Vygotsky cita também o “faz-de-conta” onde a criança é levada a agir num mundo imaginário,
onde a situação é definida pelo significado estabelecido pela brincadeira e não pelos elementos
reais concretamente presentes. Se relacionando com o significado em questão e não com o objeto
concreto que tem nas mãos
Papel da cultura: aponta o que se deve aprender e que competências são necessárias p/ se adaptar
ao mundo.
Papel da linguagem: funcionamento mental superior (pensamento) se da apenas através da
linguagem.
Estágios da fala: fala social (controle do cpto do outro, por exemplo, quero leite!)
Fala egocêntrica ( fala p/ si mesmo p/orientar seu cpto)
Fala interior (fala para si mesmo)
Zona de desenvolvimento proximal: o que inicialmente a criança desenvolve com ajuda de adultos
ou alguém capaz e depois consegue fazer sozinha.



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