Gestao parte 15
(rodrifinanceiro)
LIDERANÇA
MANAGERS VERSUS LEADERS
Um líder é alguém que pode influenciar os outros e que tem autoridade de gestão. Todos os gestores devem idealmente ser líderes, mas nem todos os líderes têm capacidade de serem gestores efectivos.
A liderança é o processo de influenciar um grupo para o alcance de objectivos. Trata-se de um tema de elevada importância na gestão.
TEORIAS INICIAIS DE LIDERANÇA
Abordagem da Liderança pelo Perfil (Teoria dos traços)
Traços do líder – São as características que devem diferenciar os líderes dos não líderes. Devem ser usados como uma base para seleccionar a pessoa “certa” para assumir posições formais de liderança.
Abordagem da liderança comportamental (Teorias Comportamentais)
O conhecimento do que os líderes efectivos fazem, deve providenciar a base para treinar os outros líderes.
Estudos da Universidade Iowa (por Kurt Lewin)
Segundo Kurt Lewin existem três estilos de liderança:
- Autocrático – O líder define tudo e não ouve o subordinado
- Democrático – Envolve os empregados na tomada de decisões. Usa o feedback para apoiar os empregados.
- Laissez-faire – Dá ao grupo completa liberdade. Não é um verdadeiro líder.
Os resultados são mistos no que respeita à performance. A satisfação é no entanto maior com um líder democrático.
Estudos da Universidade de Ohio
Os estudos desta universidade identificaram duas importantes dimensões de liderança no comportamento dos líderes:
- Iniciação à estrutura – A extensão em que um líder define a estrutura, o seu papel e o dos membros do grupo para atingir os objectivos
- Consideração – A extensão em que um líder tem um relacionamento no trabalho caracterizado pela existência de confiança mútua e respeito pelas ideias e sentimentos dos membros do grupo
Estudos da Universidade de Michigan
Os estudos desta universidade identificaram também duas importantes dimensões de liderança no comportamento dos líderes:
- Orientação para os Empregados – O líder aceita que cada pessoa seja um caso, uma personalidade própria
- Orientação para o Produto – Enfatiza os aspectos técnicos do trabalho. Preocupa-se com os cumprimentos das tarefas do grupo, e está associado a uma baixa produtividade do grupo no trabalho.
Gestão de Blake e Mouton
Com duas dimensões, esta grelha fornece uma esquema para conceptualizar o estilo de liderança. As dimensões presentes são a preocupação com as pessoas e a preocupação com a produção.
Descreve 5 estilos de gestão:
- Empobrecimento–Mínimo esforço para executar o trabalho necessário e suster os membros da organização
- Tarefa–Conseguir eficiência nas operações com envolvimento humano mínimo.
- Middle-of-the-road–Performance que equilibra aspectos humanos com aspectos de produção
- Country Club–Dá atenção aos elementos humanos e à criação de um bom ambiente de trabalho
- Team–Empenhamento das pessoas com um propósito comum, confiança e respeito mútuo.
Pressupostos básicos:
- A eficiência de um líder depende da situação.
- Deve isolar-se as condições situacionais ou contingenciais.
TEORIAS CONTINGENCIAIS DE LIDERANÇA
A teoria da contingência de liderança de Fiedler
A performance efectiva do grupo depende da conjugação do estilo do líder e do grau em que a situação permite ao líder o seu controlo e influência.
O modelo assume que o estilo de líder é sempre o mesmo e que não varia nas diferentes situações.
Três factores contingências identificam 8 possíveis situações de liderança:
Relação líderes-membros – Grau de confiança e respeito que os membros têm do líder
Estrutura das tarefas – Grau de procedimentos e formalização do trabalho
Posição de poder – Grau de influência do líder nas actividades baseadas no poder.
Em condições favoráveis e desfavoráveis é aconselhada orientação para as tarefas.
Em condições moderadas é aconselhada orientação humana.
Implicações para a melhoria da liderança:
Colocar os líderes em situações ajustadas ao seu estilo
Mudar a situação para a adequar ao líder
A teoria situacional de Hersey e Blanchard
O estilo de liderança apropriado é contingente à maturidade dos subordinados.
Maturidade é o grau em que as pessoas têm capacidade e disponibilidade para desempenhar uma determinada tarefa, e é composto pela componente técnica e pela componente humana.
São duas as dimensões da liderança segundo esta teoria:
- Comportamento-relação
- Comportamento tarefa
CUTTING-EDGE APPROACHES TO LEADERSHIP
Liderança Transformacional - Transaccional
Liderança transaccional – Os líderes que guiam ou motivam os seus subordinados na direcção de objectivos estabelecidos através da clarificação dos requisitos do trabalho.
Liderança transformacional – Inspira os subordinados a transcenderem os seus próprios interesses para o bem da organização. Esta é capaz de ter um profundo efeito nos subordinados, uma vez que chama à atenção para os seus problemas, mudando a visão dos mesmos. Estimula e inspira também os subordinados a fazerem um esforço extra
Liderança Carismática – Visionária
Líder Carismático – entusiástico, lida com auto-confiança cuja personalidade e acções influenciam as outras pessoas.
- Toma riscos
- É sensível aos interesses dos subordinados
- Exibe comportamentos fora do normal
- Relacionado com elevada performance e satisfação dos subordinados
Líder Visionário – É um líder capaz de criar e articular uma visão realística, credível e atractiva que melhora a situação actual.
Liderança de Grupo
O papel do grupo é diferente do papel tradicional, e um líder de grupo requer sempre as seguintes capacidades:
- Paciência para partilhar informação
- Capacidade de confiar nos outros e desistir da sua autoridade
- Compreensão de quando intervir
O líder do grupo serve como:
- Ligação com entidades externas
- Troubleshooter, na medida em que coloca questões pertinentes
- Gestor de conflitos, pois identifica a fonte de conflito com que está envolvido e encontra opções de solução
- Facilitador, uma vez que clarifica as expectativas e o que for necessário para manter os níveis de performance elevados
Resumos Relacionados
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- Introdução A Administração - Liderança
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