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A importância da Comunicação na EAD
(Eliete Cássia da Silva)

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A importância da Comunicação na EAD

A Comunicação é fundamental em todos os aspectos da vida. Na Educação não é diferente. Por meio da comunicação verbal, não verbal ou tecnológica é que interagimos e expressamos os conhecimentos inerentes às disciplinas ministradas, transmitindo-os aos discentes. Assim,
um processo de comunicação acontece quando os sujeitos participam, compartilham e interagem entre si, o que os caracteriza como sujeitos interagentes (Primo, 2003). Para Polistchuk e Trinta (2003), a comunicação alicerça-se na troca de mensagens, ela é significativa, produz sentidos, diz respeito à interação cotidiana, à interação lingüística, bem como às relações de sentido e significado. Por outro lado, a circulação do saber e a transmissão de informações também geram um processo de comunicação (Gutiérrez; Prieto, 1994), embora ela não possa ser considerada apenas como mecanismo de transmissão (Polistchuk; Trinta 2003). Nesta mesma direção, Freire (1977, p.69) afirma que “a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transformação do saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”, e nesse sentido, a relação dialógica é indispensável ao ato do conhecimento. (http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=365576, acesso: 21/05/10)
Na Educação á Distância, os processos comunicacionais são feitos basicamente em ambientes virtuais de aprendizagem por meio das ferramentas tecnológicas. Estas ligadas a internet são elos que ligam Orientador Acadêmico, Tutor de Pólo e Aluno. A interação e interatividade entre essa tríade é que determinará o sucesso dos cursos em EAD. Para que haja a interatividade entre esses atores, é preciso que os mesmos tenham consciência do papel de cada um no processo de ensino- aprendizagem. Além de que, todos os envolvidos devem conhecer todas as ferramentas tecnológicas que mediam as ações pedagógicas. A relação e comunicação Aluno-Tutor- Orientador se dará através dos fóruns de discussão, chats, mensagens, wikis, quadro de avisos e em encontros presenciais. É nesses momentos que cada um estabelecerá contatos que permitirão os esclarecimentos de dúvidas e abrirá caminhos para as trocas de conhecimentos.
Assim, a comunicação pode favorecer o Orientador e o Tutor na medida em que esta é vista como elemento articulador, capaz de promover a reflexão das práticas pedagógicas, a auto-avaliação e a difusão da proposta do curso. Nesse sentido, é muito importante que Orientador e Tutor além de conhecer os objetivos do curso, saber o conteúdo de cada módulo, conheçam também as reais necessidades dos alunos. Para que saibam inferir nas situações problematizadoras, respeitando as diferenças e conhecimentos de mundo que cada um dos ensinantes e aprendentes carrega. E a partir dessa percepção, todos os envolvidos estarão capacitados a trilhar os caminhos que levam a construção do aprendizado colaborativo e a aquisição do saber.
Referências:
CD-ROOM. CIAR curso de formação de orientadores acadêmicos e tutores de pólo. Goiânia: UFG, 2010.
http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=365576, Acesso: 21/05/10



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