Automóvel - Do vapor à tomada
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Automóvel - Do vapor à tomada
O motor á vapor foi o principal meio de propulsão dos carros no século 19. Ônibus a vapor rodavam nas ruas de Paris e Londres, abastecidos com carvão ou querosene. Em 1885, com a invenção do motor de combustão interna, o motor a vapor passou a perder mercado. O carro elétrico não é novidade. Em 1900, 28% dos carros produzidos nos EUA, eram movidos a eletricidade. O primeiro a combinar gasolina com eletricidade foi construído em 1900 pelo austríaco Ferdinand Porshe (1875-1951). Os primeiros modelos do Ford T, lançado em 1908, funcionavam com etanol ou gasolina e com produção em série o preço se tornou mais acessível. No início do século 20, a gasolina, um subproduto do petróleo de pouca utilidade, tornou-se o principal combustível e era barata em comparação com o vapor além de permitir maior autonomia e partida rápida. Com o motor de arranque, o veículo a gasolina se tornaria ainda mais seguro. Com o alto preço do petróleo e a preocupação com o ambiente, agora se buscam alternativas, como o hidrogênio. Um modelo de carro da GM já circula pelos EUA. Outro modelo elétrico israelense será vendido a preço subsidiado, que será paga atráves de um contrato em prestações mensais e em troca o motorista terá direito a um número de recargas. Serão 500 mil postos espalhados em espaços públicos. A bateria será a base de lítio, com autonomia de 64 km e pesando cerca de 200 quilos, uma versão gigante de baterias usadas em celulares e laptops. A recarga leva 4 horas em 220V e 8 horas em 110V. Com 111 kw, tem potência equivalente a um motor convencional de 150 CV, mais que o dobro de um carro 1.0 e permite velocidades máximas de 160 km/h.
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