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Inferno, Hades, Seol, Paraíso e o Mundo dos Mortos.
(N.Lawrence Olson)

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Tanto no Velho como no Novo Testamento, falam do inferno, sendo que em hebraico “Seol” e em grego “Hades”. Ambas as palavras significam o “mundo invisível”, o lugar para onde vão os espíritos dos falecidos. Nunca são usadas estas palavras em referencia ao lugar de detenção desses espíritos, e nem para significar a sepultura do corpo, cujo termo é “queber”.

O testemunho total das escrituras, dos Livros Apócrifos, dos escritos patrísticos e mesmo livros de autores pagãos, é que o Hades ou Seol é o lugar onde são recolhidos os espíritos dos falecidos.
A Bíblia nos ensina que na morte, a alma e o espírito do homem injusto não seguirão imediatamente para o lugar final de castigo, mas que irão a um lugar temporário, onde ficará a espera do juízo final.
Este lugar é o “Seol’ ou “Hades”, como descritos nas Escrituras é um mundo sombrio, um lugar de detenção e espera, e só após o julgamento é que irão para o suplicio eterno, ou seja, o Lago de Fogo.

Já todos os justos desde adão até a ressurreição de Cristo ao morrerem, suas almas ( com a possível exceção de Enoque e Elias), desciam ao “Paraíso”, que naquele tempo era um compartimento dentro do “Seol”. Entre o “Paraíso” e o lugar dos injustos, havia uma separação conforme Lucas 16:26.
No Velho Testamento a morte de um justo é descrita como sendo “reunido” ao seu povo, (Genesis 25.8, Números 27.13).
É o que aconteceu com Lázaro quando os anjos o conduziram para o “seio de Abraão, (Lucas 16:22). A morte de um santo era uma descida da alma a certo lugar para baixo (Isaias 5:14; Genesis 37:35).Os não justos conforme Isaias 5:14 descem á boca aberta do “Seol”( não cova ou sepultura).
Nas passagens de Genesis temos Jacó pensando em sua morte, dizendo: “... descerei a meu filho José”. Já no livro de Números 16:33, Core, Data e Abirão “desceram vivos ao abismo”, a terra literalmente os tragou. Nesta passagem a palavra “abismo”, no original é “Seol”.
Concluímos, então, pela leitura destas e outras passagens, que o Seol ou Hades, o mundo invisível dos mortos, está localizado em algum lugar abaixo da superfície da terra, ( Ezequiel 31:16,18; 32:18).

A parte do Seol em que estavam Abraão e Lázaro é o “Paraíso”, que Jesus falou ao ladrão crucificado ao seu lado (Lucas 23:43), dizendo que ali estaria com Ele naquele dia. A palavra “Paraíso” é de origem Persa e significa uma espécie de jardim, usada simbolicamente quanto ao lugar dos justos mortos. No Paraíso, Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento dos injustos, havendo entre eles um abismo intransponível,( Lucas 16:18-31).

Quando da sua morte Jesus esteve “três dias e três noites no coração da terra” (Mateus 12:40, Atos 2:27 Ezequiel 31:15-17). S.Paulo descreve este lugar como “as regiões inferiores da terra” (Efésios 4:9). Por tanto, concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava no coração da terá. Nesta descida ao Hades, Cristo efetuou uma grande e permanente mudança na região dos justos, Ele anunciou sua vitória aos espíritos ali retidos. É o que significa a expressão de S.Pedro, que “Cristo.. pregou aos espíritos em prisão..” (I Pedro 3:18-20).Mas quando Cristo “subiu ás alturas” levou cativo o cativeiro, isto é, uma multidão de cativos, os quais eram as almas dos justos que estavam em descanso no Paraíso, (Ffésios 4:8-10).
Assim Cristo transferiu o Paraíso, do Seol ou Hades, para as regiões celestiais. O Paraíso continua sendo o lugar para onde vão os espíritos dos justos que ora morrem, só que agora não descem mais ao Seol e sim ao terceiro céu, (IICorintios 12:1-4).
Os justos não “dormem” no Paraíso no sentido de estarem inconscientes. Lá eles são confortados (Lucas 16:25), permanecendo num estado de perfeita felicidade e podem até clamar em voz alta, fato que indica consciência e a posse das faculdades mentais, (Apocalipse 6:9-10). Paulo descreve este estado como “incomparavelmente melhor” a este nosso, da presente vida (Filipenses 1:23).



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