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Como jogar xadrez
(The_Jonh)

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Tabuleiro

- É um esporte praticado por duas pessoas;
- Possui 64 casas pretas e brancas, alternadas entre sí;
- Deve ser colocado de modo que a 1ª casa branca se encontre a direita;
- Possui 8 linhas, 8 colunas e 26 diagonais.

Peças

- Cada jogador possui 16 peças (08 Peões, 02 Torres, 02 Cavalos, 02 Bispos, 01 Rainha, 01Rei );
- As peças possuem cores claras (1° jogador) e escuras (2° jogador).

Posição das peças

- (esquerda-direita 1ª linha): Torre, Cavalo, Bispo, Rei, Rainha, Bispo, Cavalo, Torre;
- (esquerda-direita 2ª linha): 08 Peões.

Movimento/Captura

Movimento: Deslocamento de uma peça para uma casa desocupada. Cada peça tem sua movimentação própria;
Captura: Movimentar uma peça para um local onde haja uma peça adversária. Neste caso, deve-se retirar a peça adversária e colocar a sua no lugar. Esta jogada é opcional.

Movimento das peças:

Rei: Move-se em qualquer direção, porém apenas uma casa por vez. É a única que não pode ser capturada, apenas em caso de Xeque-Mate.

Dama: Move-se para qualquer lugar e quantas casas quiser, desde que seu caminho não esteja obstruído.

Torre: Move-se quantas casas quiser se seu caminho não estiver obstruído, mas apenas nos sentidos horizontal e vertical, e somente em um destes sentidos por jogada.

Bispo: Move-se quantas casas quiser se seu caminho não estiver obstruído, mas apenas no sentido diagonal, e somente em um destes sentidos por jogada.

Cavalo: É a única peça que pode saltar sobre as outras para alcançar alguma casa. Anda em posição de L, formando 4 casas, e somente captura alguma peça se esta estiver na 4ª casa.

Peão: Move-se uma casa a frente e captura uma casa a diagonal. Se movimentado pela primeira vez, pode "andar" duas casas. É a única peça que não pode andar para trás ou capturar uma peça atrás.

Xeque-Mate

- O rei está em xeque quando for atacado por uma peça adversária. Ele nunca pode permanecer em xeque por ser a peça-chave do jogo, obrigando o jogador a "fugir" com ele. Se capturado e sem opção de fuga, o jogo termina.

OBS: O XEQUE DEVE SER SEMPRE ANUNCIADO. NÃO SE PODE DAR XEQUE-MATE SEM ANTES ANUNCIAR O XEQUE PRÉVIO.

Macetes

Roque: Esta jogada consiste em trocar o rei de posição com uma das torres. Esta jogada não é permitida se:

- O rei ou a torre já tiverm sido movimentados;
- O rei estiver em xeque;
- O rei ficar em xeque ao final do movimento;
- O rei passar por uma casa dominada por peça adversária;
- Houver alguma peça entre o rei e a torre.

Troca de peças ( promoção): Ocorre quando um peão chega ao outro lado do tabuleiro. Neste caso, ele pode ser trocado por uma dama (se ela ainda estiver no jogo, por uma torre invertida para representar a dama), bispo, torre ou cavalo.



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