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Visão de D. Afonso Henriques Na Misteriosa Batalha de Ourique
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As crenças associadas ao primeiro rei português são muitas.
Diz - se que à frente de uma pequena hoste, ele derrubou um poderoso exército comandado por cinco reis Mouros numa grande batalha que teve lugar em Ourique, no dia 25 de Julho de 1139.
Segundo reza a lenda, antes de combate, o fundador do Estado português teve uma visão de Jesus Cristo cruxificado acompanhado de uma corte de anjos, que lhe garantiu a vitória.
Inebriado com o êxito das suas armas e com a aparição do sobrenatural, Afonso Henriques, ter-se-á autoproclamado “Rex Portugallensis”, Rei dos Portugueses, título que passou a usar no seu selo a partir de 1140, embora a confirmação Papal e o inerente reconhecimento do Estado Português date apenas de 1179.
Mas para lá do carácter lendário da aparição,é de pôr em causa a própria existência da batalha tal como a tradição e algumas crónicas medievais no-la contam.
É altamente improvável que em 1139, Afonso Henriques e os se encontrassem tão longe do território “português” no Baixo Alentejo, em pleno coração dos domínios sarracenos.
Falou-se da possibilidade de a Ourique da batalha ser a de Vila Chã de Ourique, no Ribatejo, mas aí a improbabilidade é a de os “cinco reis Mouros” ali se encontrarem; o mesmo acontece com Campo de Ourique, Próximo de Leiria.
Na imaginação popular ainda conta Campo de Ourique lisboeta, quando a verdade é ser o nome do bairro uma evocação da semilendária batalha.
A própria data em que a batalha se terá travado também não tem muita credibilidade por ser demasiado artifisiosa: Trata-se do dia de Santiago, um santo com alcunha de “Matamouros”.
A aparição de Cristo e dos anjos data apenas do século xiv, da altura das grandes guerras com castela e foi utilizada como argumento político para justificar a indepêndencia portuguesa.
A importância para Portugal desta misteriosa batalha de Ourique foi tal, que os cinco pontos brancos (ou besantes) que figuram em cada uma dos escudetes (ou quinas) da bandeira são normalmente interpretadas como simbolizando as cinco chagas de cristo cruxificado - chagas essas que D. Afonso terá isto antes de combater.
De acordo com outra interpretação, os besantes representam as mloedas com que Judas vendeu Jesus, levando-o à cruxificação.
Também existe uma explicação segundo a qual os escudetes representam os tais cinco reis Mouros.



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