BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Comunicação
()

Publicidade
Num moderno dicionário encontramos este termo como acto ou efeito de transmissão através de uma mútua atribuição das propriedades. Entrar em contacto com alguém e transmitir-lhe uma percepção sobre algo.
Comunicar é assim transmitir algo que seja interpretado por alguém. Fica assim inerente ao acto de comunicar uma atribuição comum de significados, ou seja, atribuir os mesmos significados às mesmas coisas para, desta forma, se poder falar ou trocar informação sobre as mesmas coisas.
Para Dias, (2000), comunicação é o “acto de pôr algo em comum através de uma codificação que leva a um campo de entendimento”, p. 98. O autor estabelece assim uma relação entre dois sujeitos, subjacente ao processo de comunicação, pelo que o podemos chamar de fenómeno de aproximação entre sujeitos. Ou seja, sendo que a comunicação cria um campo de entendimento, não deixa de aproximar sujeitos, pelo menos no que respeita às suas significações, pois só assim, estes poderão entrar numa relação de comunicação. Morin (1995), referindo-se a comunicação refere “o ser humano constrói-se na relação que estabelece com os outros”, cit por Dias, (2000), p. 99, ou seja, o ser humano define-se pela sua ligação com os seus semelhantes. É esta ligação que lança as bases para que o ser humano se construa como pessoa face ao mundo e face aos seus semelhantes. Pela comunicação o ser humano reconhece os outros e aprende a reconhecer e integrar os seus pontos de vista nas suas estruturas de pensamento e de acção.
Comunicação é, então, um processo através do qual os sujeitos se aproximam e partilham conceitos, sentimentos interpretações, etc. Este processo de comunicação está na base das relações humanas e interpessoais, e para acontecer pressupõe a existência de alguma sintonia entre os sujeitos. Ou seja, para que dois ou mais sujeitos possam comunicar é necessário garantir que ambos entendam o conteúdo do que será transmitido. Camargo em 1999 aborda a importância da comunicação entre sujeitos e refere que o processo de comunicação, para acontecer requer:
a)-um emissor que toma a iniciativa da comunicação. Ele deve poder transmitir a sua mensagem de forma que esta seja perceptível para o outro;
b)- um receptor a quem se dirige a mensagem. Ele receberá a mensagem na medida em que estiver sincronizado e sintonizado com o emissor;
c)- uma mensagem que será o conteúdo da comunicação;
d)- um código através do qual a mensagem seja enviada para o receptor. Uma mensagem pode ser codificada de diversas formas, (ex. símbolos: escrita, oral, música, pintura, escultura, dança, mímica, teatro, entre outros),
e)- um canal através do qual a mensagem será transmitida. É o canal que serve de via de transmissão da mensagem entre os intervenientes.
Através destes componentes poderá acontecer a comunicação entre dois ou vários sujeitos. A comunicação surge assim como um processo que está enraizado na vivência humana, sendo também uma das principais faculdades que demarca o Homem dos restantes seres vivos.

Para uma análise mais profunda:
Dias, P. (2001) A comunicação em rede como meio de formação das comunidades de conhecimento na web: o caso do centro de competência nónio século XXI da universidade do minho, Actas do VI Congresso Galaico- Português, Vol. I:279-285.
Levy, P. (1998). A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In Fanecos (Dec. 1998) pp. 37-49.
Matilla, A. (2002). Educomunication en el siglo XXI: Educar para la comunication Y el pensamiento crítico. Salamanca
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: Mc Graw Hill.
Zanluchi, E.; Lacerda, D.; Koetz, A. & Klippel, M. (2006). Uma discussão sobre as contribuições da comunicação para as organizações. ENEGEP, Fortaleza: Brazil.



Resumos Relacionados


- Aprendizagem

- O Que é Comunicação

- Usos E Abusos Da Linguagem

- Definição Do Processo De Comunicação

- Processo De Comunicação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia