BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Aprendizagem
()

Publicidade
Sprinthall & Sprinthall (1990) referem aprendizagem como uma reestruturação de percepções e pensamentos que ocorrem no organismo. Para esta reestruturação acontecer um indivíduo deverá confrontar as suas percepções com novos pontos de vista, para assim, descobrir novas relações e reorganizar as suas percepções integrando nas mesmas nova informação.
É neste processo que se centra a educação, na medida em que pretende de uma forma gradual confrontar os indivíduos com nova informação, permitindo que estes a confrontem e a integrem. Apesar de existirem diferentes explicações para este processo e diferentes argumentos para explicar como ele ocorre, podemos dizer de uma forma mais geral e de acordo com Sprinthall & Sprinthall (1990) que aprendizagem é um processo que ocorre a partir da interacção do sujeito com outros sujeitos ou com o seu meio, permitindo-lhe integrar nova informação nas suas estruturas de pensamento, p. 206.
A presença e importância da comunicação no processo de ensino-aprendizagem é reconhecida desde há muito. De facto, na antiga Grécia, quando os primeiros professores de ofício surgiram, a sua principal ferramenta era o discurso. Os sofistas eram professores de ofício que apenas necessitavam da oratória para poder instruir e executar as suas funções. Era através da comunicação que todo o ensino se transmitia, que tudo se aprendia e que se cultivava o saber. Encontra-se assim bem vincada a comunicação como sendo fundamental para a aprendizagem e para o indivíduo actuar sobre o meio e os outros. Esta importância resulta do confronto que a comunicação permite que aconteça entre o indivíduo e os outros.

Para uma análise aprofundada:
Aires, F. (2007). Comunicação e aprendizagem online: Que percursos. Universidade Aberta, pp. 3-15.
Dias, P. (2001) A comunicação em rede como meio de formação das comunidades de conhecimento na web: o caso do centro de competência nónio século XXI da universidade do minho, Actas do VI Congresso Galaico- Português, Vol. I:279-285.
Levy, P. (1998). A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In Fanecos (Dec. 1998) pp. 37-49.
Matilla, A. (2002). Educomunication en el siglo XXI: Educar para la comunication Y el pensamiento crítico. Salamanca
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: Mc Graw Hill.Zanluchi, E.; Lacerda, D.; Koetz, A. & Klippel, M. (2006). Uma discussão sobre as contribuições da comunicação para as organizações. ENEGEP, Fortaleza: Brazil.



Resumos Relacionados


- Comunicação

- A Aprendizagem Pela Não Directividade

- Formação Inicial E Contínua Dos Professores

- Efeito Pigmalião Na Sala De Aula

- Www.educatecno.com



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia