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Jean Piaget – Desenvolvimento Cognitivo
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Jean Piaget nasceu na Suiça, em Neuchatel, no ano de 1896. Foi uma criança extremamente inteligente, tendo publicado o seu primeiro artigo científico aos dez anos. Tratava-se de uma descrição exaustiva de um pardal albino que havia observado num parque natural. Depois de fazer os seus estudos foi trabalhar no laboratório-escola de Alfred Binnet, em Paris, onde aplicava testes de QI a crianças. Piaget ficou extremamente cativado pelas respostas que as crianças davam às questões, não as respostas certas, mas as erradas. A partir de então aplicou-se em tentar perceber como o desenvolvimento cognitivo ocorria nas crianças. A partir dos seus trabalhos Piaget foi possível compreender como ocorre, de facto o desenvolvimento cognitivo das crianças. Piaget propôs que o desenvolvimento ocorria segundo estádios de desenvolvimento. Estes estádios diferem uns dos outros, sendo que o seu conteúdo condiciona a forma de compreender e dar sentido às experiências. Segundo este autor, os estádios de desenvolvimento cognitivo infantil são:

1 – Sensório Motor (dos zero aos 2 anos) – neste estádio a capacidade cognitiva da criança baseia-se na experiência imediata proporcionada pelos sentidos. Neste sentido, será importante organizar um contexto rico em estimulação sensorial. Será a qualidade das experiências que a criança terá, nesta fase, que irá determinar a passagem ao estádio seguinte;

2 – Pré Operatório (dos 2 aos 7 anos) – durante este período o pensamento da criança sofre uma transformação qualitativa. A criança que antes se encontrava limitada à estimulação sensorial, pode agora interagir com o meio à sua volta. A memória da criança aumenta consideravelmente, aumentando a sua capacidade de armazenamento de imagens, o vocabulário sofre um avanço muito acelerado. Nesta fase as aprendizagens são realizadas de forma intuitiva, ou seja, ainda que uma criança não consiga realizar uma tarefa com precisão, ela delicia-se com todo o processo. Outro aspecto fundamental nesta fase é o desenvolvimento simbólico. Este permite que em termos cognitivos as crianças sejam capazes de evocar objectos, pessoas e situações mentalmente, sem a presença dos mesmos. A importância do jogo simbólico infantil centra-se na importância de estimular esta faculdade, que é na realidade um raciocínio complexo.

3 – Operações Concretas (dos 7 aos 11 anos) – este estádio representa pata Piaget outra reorganização profunda na forma de entender e dar significado às experiências da criança. Neste estádio as crianças são mais concretas e menos fantasistas. Conseguem concentrar-se em operações concretas e resolvê-las. A sua capacidade de compreender o mundo é agora lógica.

4 – Operações Formais (dos 11 aos 16 anos) – esta fase marca alterações muito características no pensamento das crianças. Uma das alterações mais marcantes é a capacidade para o adolescente pensar sobre o seu próprio pensamento (meta-cognição). Esta forma de pensamento permite elevar o potencial cognitivo para outro nível uma vez que as hipóteses de resolução de um problema podem ser testadas mentalmente. Com esta faculdade metacognitiva fica também aberto caminho para o pensamento perspectivista, isto é pensar segundo perspectivas diferentes (o eu e o outro).

Para uma análise aprofundada:
Papalia, D., Olds, S. & Feldman R. (1999). O mundo da criança. Lisboa: Mc Graw Hill.



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