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Segmentação DE MERCADO
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O fundamento da segmentação de mercado baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer as necessidades e desejos de todos os consumidores, os quais estão dispersos em diversas regiões, possuem hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim, não se pode tratar todos da mesma forma e nem se pode tratar todos de forma diferente. O que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e tratá-los como se fossem iguais. Existem diferenças entre os consumidores, diferenças essas que devem ser consideradas no processo decisório da empresa.
A segmentação de mercado começa com a distinção de interesses ou de necessidades de clientes, consiste em se ver um mercado heterogêneo, com determinada quantidade de mercados homogêneos menores, em resposta a diversas preferências de produtos entre importantes segmentos de mercados. Ela se baseia no desdobramento do lado da demanda e representa ajuste racional e mais preciso do produto e do esforço de marketing às exigências do consumidor. Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores.
A primeira vista, a segmentação de mercado não é tarefa difícil, por muito tempo foi entendida como um conceito que consistia apenas em dividir o mercado em segmentos. Depois , os teóricos e executivos perceberam que a segmentação de mercado constitui uma poderosa arma estratégica, cujas implicações decorrem da escolha de segmentos bem definidos para o delineamento de estratégias competitivas. Primeiro, segmenta-se o mercado, em seguida, escolhe-se o alvo com que se quer trabalhar, diferenciando-se produtos e serviços de modo a atender as necessidades e desejos do público-alvo e, posteriormente, posiciona-se o produto como forma de expressar as diferenças existentes.
O processo de segmentação de mercado objetiva a determinação de diferenças significativas entre grupos de compradores, separando-os em conjuntos diferenciados, para que a empresa possa selecionar segmentos que se apresentem mais favoráveis à concentração de esforços.
Na segmentação de mercado deve-se deve levar em conta o comportamento do consumidor. Os compradores são pessoas com necessidades e desejos diversos e o mesmo produto não pode mais atrair todo mundo. Deve-se, portanto, conhecer o comportamento, as atividades, as motivações, os benefícios e as vantagens que os diferentes grupos de consumidores estão procurando.
Para satisfazer plenamente seu cliente, a organização deve saber exatamente o que seu cliente está procurando, o que ele considera importante, o que o motiva a comprar determinada marca, que critérios usa na hora de escolher um produto.
Uma vez escolhido o segmento do mercado em que irá atuar, a organização deve definir a posição que pretende assumir nesse segmento. Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo. A estratégia de posicionamento pode provocar mudanças no nome, preço e embalagem do produto, mas estas são mudanças na apresentação dos produtos com o propósito de manter uma posição que valha a pena na mente do consumidor.
O posicionamento não é o que você faz com o produto e sim como o cliente o percebe e o situa em relação aos produtos concorrentes. A necessidade de posicionar-se no mercado parte primeiramente de uma análise sobre o desempenho, ou a posição, de sua organização em seu setor de negócios. É muito importante monitorar os movimentos da concorrência, mas ainda mais importante é identificar corretamente esta concorrência, porque às vezes, o concorrente não é aquele que você considera como tal, e sim aquele com quem o seu cliente o compara.
A implementação da estratégia de posicionamento consiste em identificar as vantagens competitivas que se podem explorar para conseguir uma posição no segmento desejado, em selecionar essas vantagens e, finalmente, comunicá-las.
A segmentação de mercado é a concentração consciente e planejada de uma empresa em parcelas específicas de seu mercado. A empresa foca seus esforços de marketing em determinado segmento de mercado.
Desta forma, a função da segmentação de mercado é agrupar indivíduos, cujas ações esperadas aos esforços de marketing sejam semelhantes, ao longo de determinado período. Então, parte-se para o segmento que visa mais lucratividade, tendo em vista o comportamento e as necessidades de cada indivíduo.



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