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Pesquisa DE MARKETING
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A tarefa da pesquisa de marketing é avaliar as necessidades de novas informações e fornecer à gerência informações relevantes, preciosas, confiáveis, válidas e atuais. A ausência de informações corretas pode resultar numa decisão gerencial errada.
Pesquisa de marketing é a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e seu uso visando a melhorar a tomada de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas em marketing.
  Etapas
Definição do problema:  O pesquisador deverá levar em conta a finalidade do estudo, as informações de fundo relevantes, que informções são necessárias e como serão usadas na tomada de decisões.
Elaboração de uma abordagem do problema: esta etapa inclui a formulação de uma estrutura objetiva ou teórica, modelos analíticos, perguntas de pesquisa, hipóteses e a identificação de características ou fatores capazes de influenciar a concepção da pesquisa.
Concepção da pesquisa: detalha os procedimentos necessários à obtenção das informações requeridas e sua finalidade é criar um estudo que irá testar as hipóteses de interesse, determinar as possíveis respostas às perguntas da pesquisa e proporcionar as informações necessárias para a tomada de decisões.
Trabalho de campo ou coleta de dados: a coleta de dados envolve uma força ou equipe de campo que opera no campo, como no caso das entrevistas pessoais, por telefone, pelo correio ou eletronicamente. A seleção, o treinamento, a supervisão e avaliação adequadas da força de campo ajudam a minimizar erros de coleta de dados.
Preparação e análise dos dados: a preparação dos dados inclui sua edição, codificação, transcrição e verificação. Os dados dos questionários são transcritos ou passados para o computador. A verificação garante que os dados dos questionários originais foram transcritos com precisão, ao passo que a análise dos dados dá significado aos dados coletados.
Preparação e apresentação do relatório: o projeto deverá ser documentado em um relatório escrito que cubra as perguntas específicas identificadas, descreva a abordagem, a concepção da pesquisa, a coleta de dados e os procedimentos de análise de dados adotados e apresente os resultados e as principais constatações.

            Tipos
Pesquisa Exploratória: A Pesquisa Exploratória é usada em casos nos quais é necessário definir o problema com maior precisão, identificar cursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes que se possa desenvolver uma abordagem.
O objetivo é explorar um problema ou uma situação para prover critérios e compreensão. Pode ser usada para qualquer das finalidades abaixo:
-      Formular um problema ou defini-lo com maior precisão.
-       Identificar cursos alternativos de ação.
-      Desenvolver hipóteses.
-      Isolar variáveis e relações-chave para exame posterior.
-      Obter critérios para desenvolver uma abordagem do problema.
-      Estabelecer prioridades para pesquisas posteriores.
Em geral, a pesquisa exploratória é significativa em qualquer situação da qual o pesquisador não disponha do entendimento suficiente para prosseguir com o projeto de pesquisa. É caracterizada por flexibilidade e versatilidade com respeito aos métodos, porque não são empregados protocolos e procedimentos formais de pesquisa. Ela raramente envolve questionários estruturados, grandes amostras e planos de amostragem por



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