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O correio tem de chegar!
(Dr. Adérito Tavares)

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Curvado sobre o dorso de um cavalo, William Cody, de 15 anos, que viria a ser o famoso Bufalo Bill, tentava fugir a um grupo de 15 perseguidores índios.
Como contaria mais tarde, as balas voaram-lhe por cima da cabeça á medida que os atacantes ganhavam terreno. O chefe do grupo retesou o grande arco e disparou uma seta que passou de raspão pela camisa de pele do jovem. Cody, virou-se na sela, sacou o revólver e alvejou o chefe índio. Com uma expressão de dor, este tombou do cavalo e ficou prostrado por terra.
Corria o mês de Abril de 1861, e Cody era um dos mensageiros do Pony Express que levavam notícias da eclosão da Guerra Civil da costa leste para a costa oeste. Além de serem alvo de ataques índios, estes cavaleiros estavam sujeitos a emboscadas de bandidos, atravessavam rios que transbordavam do leito, suportavam tempestades de neve e sofriam o calor e sede nos desertos tórridos.
Cody fora um dos muitos jovens que responderam ao anúncio de mau agouro publicado pela recém-criada companhia Pony Express: “Procuram-se rapazes magros e resistentes, que não tenham mais de 18 anos. Devem ser cavaleiros experientes, dispostos a arriscar a vida diariamente. Dá-se preferência a órfãos. Salário: 25 dólares por semana.”
Os candidatos aceites comprometiam-se a não beber, não praguejar, nem lutar uns com os outros. O seu lema era: “O correio tem de chegar ao destino”.
A 3 de Abril de 1860, a primeira remessa de correio da costa leste para a costa oeste dos Estados Unidos deixou os estábulos do Pony Express, em St. Joseph, no Missouri, com destino a Sacramento, capital da Califórnia, a quase 3200km de distância.
Ao trocar de cavalo nas estações de mala-posta que distavam umas das outras cerca de 20km, o cavaleiro limitava-se a atirar o saco do correio para a sela do novo cavalo e voltava a partir a galope. Com os mensageiros revezados a intervalos de 120-160km, o correio chegou a Sacramento na tarde de 13 de Abril, após a viagem de dez dias.
A partir dessa altura, cavalgando todo o dia e toda a noite, os 200 mensageiros do Pony Express, que enquanto cavalgavam não paravam nem para comer nem para beber, faziam uma média de 322 km por dia.
Apesar da rapidez, o Pony Express, veio a ser ultrapassado em Outubro de 1861, quando começou a ser possível enviar em poucos minutos mensagens pelo telégrafo de uma costa para a outra.



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