Cálculos para ganhar a Guerra.
(Dr. Adérito Tavares)
A II Guerra Mundial estava no auge, e cientistas na Grã-Bretanha, América e Alemanha esforçavam-se por construir um computador electrónico que os ajudasse a alcançar a vitória.
Uma equipa de cientistas britânicos dirigidas pelo matemático Alan Turing, a trabalhar em Bletchley Park, 76km a noroeste de Londres, tomou a liderança do processo em Dezembro de 1943, com o Colosso, o primeiro computador verdadeiramente funcional.
A máquina chama-se Colosso devido ás suas enormes dimensões. Continha um leitor fotoeléctrico de fita perfurada, que processava 5000 caracteres por segundo. A sua função era tentar decifrar as mensagens militares alemãs, altamente secretas, conhecidas dos Aliados pelo nome de “Peixe”, que eram enviadas por teleimpressoras.
O Colosso obteve alguns êxitos , como no caso da máquina de cifrar “Lorenz”, alcunhado o “Atum”. Também teve os seus fracassos, com um adversário temível que foi uma máquina de cifras diabolicamente inteligente, o “Esturjão”, da Siemens, ou “Escritor de Segredos”.
Entretanto, os Americanos trabalhavam no ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), a primeira máquina de cálculo totalmente electrónica, cujo objectivo era calcular a trajectória de projecteis. Este monstro de 30t foi construído na Universidade da Pensilvânia em 1945, e entrou de imediato em acção.
Entretanto, os Alemães, chefiados por Komrad Zuse, um cientista brilhante, tinham construído os seus próprios computadores. Em 1934, Zuse estudava Engenharia Civil na Universidade Técnica de Berlim, o que Implicava grande quantidade de cálculos numerosos.
Zuse resolveu recorrer a formas mecânicas de cálculo e construí-o dois protótipos de computadores, o Z1 e o Z2 que armazenavam números no sistema binário, que tem apenas dois algarismos, o “0” e o “1”, em vez dos dez do sistema decimal.
Mais tarde, o Instituto de Investigação Aeronáutica Alemão, de Berlim, patrocinou a produção do terceiro computador de Zuse, o Z3, para calcular a vibração de estruturas de aviões sujeitas a tensão. Zuse construiu um quarto computador para utilização militar. Foi usado pelo Instituto de Investigação Aerodinâmica de Göttingen para estudar a interacção entre o fluxo de ar e o voo das aeronaves.
Em Abril de 1945, quando as tropas Russas vitoriosas avançaram sobre a cidade, o Z4 foi levado para a aldeia de Hinterstein, nos Alpes da Baviera. Foi descoberto por soldados Britânicos e Americanos, e mais tarde utilizado para fins pacíficos. Em 1950, o computador foi levado para Zurique, na Suiça, e durante cinco anos desenvolveu cálculos de aerodinâmica.
Zuse, pelo seu lado, montou uma pequena empresa de produção de computadores. O seu modelo Z22 foi um dos primeiros a usar transístores.
Mais tarde, a empresa foi absorvida pela Siemens, e Zuse voltou á investigação. Na década de 1960, o seu trabalho pioneiro foi reconhecido em todo o mundo ocidental, e foram-lhe atribuídos cargos honoríficos na Universidade Técnica de Berlim e na Universidade de Göttingen.
Resumos Relacionados
- Mega Byte - O Computador - 2ª Parte
- Www.widesoft.com.br
- A História Do Computador-apostilado
- Evolução Cibernética
- Www.ecomp.com
|
|