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Registrando O Certo: Arte Rupestre E Xamanismo
(J.D- Lewis-Williams)

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P- Se houver outros significados em arte rupestre dos San, quais são elas?  R- No início, eu acreditava que a arte das imagens abraçadas referiam-se aos rituais das garotas na puberdade (a dança do antílope – que é o animal mais espiritual), primeiro as mortes dos garotos, o casamento, bem como a viagem xamânica extracorpórea, a tentativa de chamar as chuvas e assim por diante (Lewis-Williams, 1981).  Mas, o trabalho empírico em centenas de abrigos de pedra eventualmente apresentou, de fato, muito pouco, se for o caso, as imagens podem ser convincente ligada aos ritos de passagem, para o outro lado; há abundantes imagens que são claramente derivadas de crenças xamanísticas e de experiências (Lewis-Williams, 1995b). Isto não é realmente surpreendente, nem quando recorda a bem documentada de cura do corpo (ou transe), a dança é a esmagadoramente ritual mais importante San,  aquele que traz todas as pessoas e que dramatiza a sua religião inteira e a cosmologia.  P- Como, então, outros significados são transmitidos pela arte?  R- Pegue as imagens de antílopes como um exemplo. Este antílope, o mais freqüentemente pintado em muitas regiões, é proeminente, de uma forma ou outro, em todos os três ritos de passagem e nas atividades xamanicas (Lewis-Williams, 1981), mas os contextos das imagens pintadas (imagens adjacentes e na face da rocha em si; Lewis-Williams & Dowson 1990) focalizando um único segmento de largo espectro semântico o antílope(de sobrenatural poder, é usado em atividades xamanicas). Outras associações estavam provavelmente presentes nas sombras, e elas provavelmente emprestam impacto afetivo com as imagens (Lewis- Williams, 1998). A arte é polissêmica, embora de forma orientada.  P-É isto “primitivismo”?  R- Por muitos anos eu tive o cuidado de enfatizar a complexidade das crenças e da vida de San. Explicitamente, tenho recorrido o popular (e na África Austral pode-se certamente falar"racista") mostra que para os San eram pouco mais do que os animais que não tinham direitos a terra completamente, bem como o estereótipo romântico deles como a vida idílica em estreita comunhão com 'Natureza' - uma visão associada por Laurens van der Post. Já em 1976, eu escrevi:  A profunda incompreensão do modo de vida do caçador-coletores é evidente nos registros de muitos dos primeiros colonos. De longe, sendo os inocentes brinquedos de selvagens nojentos, as pinturas rupestres do Sul Africano é um sistema altamente sofisticado principalmente a respeito das relações sociais (Lewis-Williams 1976:32, 41, 1995c, 2000; Dowson & Lewis-Williams de 1992 (reimpresso em 1994), sobre a complexidade da mitologia San, ver Lewis-Williams 1996 e 1997a [reimpresso em Lewis-Williams, 2002a).  P- Pode a palavra “xamanismo” ser utilizado no contexto da San?  R- Como outros pesquisadores que ela cita, Kehoe comete o erro básico de confundir uma palavra com uma coisa. Não está claro se ela contesta o que considera um abuso da palavra "xamanismo" em certos contextos específicos ou entendimentos de algumas artes de rupestre que tem sido utilizado para designá-la. Talvez, fosse possível uma discussão amigável, poderíamos concordar em encontrar alguma outra palavra (embora eu não veja a necessidade; uma melhor definição é necessária), mas a natureza das crenças e práticas San e na minha compreensão de suas imagens que permanecem as mesmas. Se estivermos a usando a palavra xamanismo "é preciso dizer o que queremos dizer com isso, e é isso que eu faço: * Xamanismo caçador-coletor é fundamentalmente posicionado como uma série de institucionalizados dos estados alterados de consciência.  * A visual, experiências auditivas e somáticas dos estados dão origem à percepção de uma realidade alternativa que é freqüentemente classificada (caçador-coletores acreditam em reinos espirituais acima e abaixo na vida diária do mundo). * Pessoas com poderes e habilidades especiais, os xamãs, acreditam ter acesso a esta realidade alternativa.  *O comportamento do sistema nervoso humano, em certos estados alterados cria a ilusão de dissociação de um corpo (menos comumente entendido nas sociedades xamanicas da caça e coleta como possessão por espíritos).  *Os xamãs usam a dissociação e outras experiências de estados alterados de consciência para conseguir pelo menos quatro questões.  Os xamãs acreditam que: • em contato com espíritos e entidades sobrenaturais,  • Curam os doentes,  • Controlavam os movimentos e as vidas dos animais, e  • mudança do clima.  Nestas quatro funções de xamãs, bem como a sua entrada em um estado alterado de consciência, acreditava-se que era facilitado por entidades sobrenaturais que incluíam:  • Conceberem diversas potência sobrenatural, ou poder, e  * em animais ajudantes e outras categorias de espíritos que ajudam os xamãs e são associados ao poder.  Na listagem destas dez características do xamanismo de caçador-coletores que excluíam recursos que alguns autores consideram importante, se não essencial, para a classificação de uma religião. Eu não faço, por exemplo, ligação xamânica com qualquer tipo de doença mental, embora alguns xamãs podem também sofrer de epilepsia, de esquizofrenia, enxaqueca, e uma série de outras patologias. Nem eu fixei o número de praticantes religiosos que a sociedade xamânica pode ter, algumas sociedades têm muito, outros poucos. Alguns xamãs exercem o poder político,  outros não. Nem posso prever qualquer método particular ou métodos para a indução de  estados alterados de consciência. Menos ainda posso testemunhar os diversos conceitos da alma, do espírito e subdivisões do cosmos hierárquico.



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