BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Globalização e Tecnologia da Informação
(Letícia Castro)

Publicidade
Globalização é um tema muito falado nos dias atuais onde a interação e dependência dos países tem se tornado cada vez mais ampla. Os países não podem se auto-sustentar, mesmo os mais ricos precisam da matéria prima dos países de Terceiro Mundo, assim como esses últimos precisam dos produtos dos produtos industrializados dos países ricos. Por conta disso, fez-se necessário a evolução tecnológica para manter tudo e todos interconectados, com a informação ao alcance de todos e de forma rápida. Segundos podem ser cruciais no meio dos negócios.

Atualmente, nos meios dos negócios, é impossível negar a importância da tecnologia para o desempenho das empresas em seus respectivos mercados. Novos desafios se apresentam em frequência e intensidade crescentes, potencializados por uma rede de mudanças ambientais, políticas, econômicas e tecnológicas que pressionam a empresa a assumir novas posturas e procurar novos meios de se diferenciar de seus concorrentes.

Com mercados e seus participantes mudando constantemente, para que uma empresa consiga estabelecer uma vantagem competitiva sustentável é necessário que ela procure continuamente inovar para competir (TAPSCOTT & CASTON, 1993).

Sabe que na história da evolução dos negócios é repleta de empresas (incluindo as multinacionais) que falharam por não evoluírem junto com a tecnologia, não conseguindo atender às necessidades de seus clientes, ou por não acompanharem as mudanças e tendências de mercado. Por isso, que a modernização tecnológica, hoje é aceita como um dos fatores fundamentais para dinamizar o processo de desenvolvimento.

Quanto maior o ritmo de desenvolvimento que se quer imprimir em uma empresa ou em uma sociedade como um todo, mais elas devem estar vinculadas ao uso de tecnologias adequadas às suas matérias primas, aos seus recursos humanos e à sua realidade (MARCOVITCH, 1996).

A tecnologia da informação, com ênfase na Internet, se aplica como ferramenta facilitadora em cada um dos processos necessários para as empresas desenvolverem vantagem competitiva. Para que as empresas possam recolher e utilizar essas informações e, em última instância, serem bem-sucedidas em sua atuação frente às novas configurações que se apresentam no mercado é necessário que elas utilizem as tecnologias disponíveis, principalmente para ter a oportunidade de conectarem suas atividades em tempo real e traduzirem essa conexão em novos e inovadores relacionamentos com clientes, fornecedores, investidores, funcionários e sociedade como um todo para obter vantagem competitiva.

É fato que o fluxo de conhecimento e informação agilizado pela TI – que reduz tempo e gastos para realizá-lo – pode servir de base para o desenvolvimento de competências estratégicas nas empresas, constituindo assim, uma ferramenta para a competitividade (OLIVEIRA JR., op. cit.:25).

Logo, o uso estratégico de TI pode agir como um facilitador para o alcance de objetivos globais de negócios, ajudando a administrar fluxos essenciais de negócios de uma maneira integrada, a compartilhar conhecimento e transferir habilidades em uma base mundial, e a reduzir os impactos de tempo e distância.



Resumos Relacionados


- Www.tecnologistica.com.br

- Marketing Digital

- Estratégia: A Busca Da Vantagem Competitiva.

- Marketing De Relacionamento

- Planejamento Da Informação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia