Luteranismo
(Poeta Caminha)
Luteranismo
Um monge da ordem dos agostinianos (conservadora), Martín Lutero, rigoroso defensor dos princípios cristãos, reagiu contra os desmandos da Igreja, publicando, em 1517, as “95 teses”, que a princípio foram afixadas na capela do castelo de Wittenberg.
As idéias de Lutero ficaram para a História, pois foram capazes de dividir o cristianismo em duas etapas: a dominação católica medieval e a desagregação do cristianismo na Idade Moderna em catolicismo e protestantismo.
Lutero, influenciado pelo humanismo e pela obra de Santo Agostinho, conclui que apenas a fé era a responsável pela salvação dos homens.
Ele negava que a salvação do homem dependia das obras materiais.
Princípios renascentistas: o humanismo, racionalismo e o direito à liberdade de pensamento. Com o apoio de vários nobres alemães, o luteranismo expandiu-se.
A luta contra a Igreja Católica continuava. Porém ela abriu um processo contra Lutero, forçando-o a comparecer na Dieta de Worms (1521). Nessa reunião, ele foi ex-comungado por não se retratar.
Para construir sua doutrina, ele refugiou-se no castelo de Frederico da Saxônia, onde, junto com seus auxiliares, pôde produzir uma obra cujas características definiram a doutrina Luterana.
Resumos Relacionados
- As Reformas Religiosas Do Século Xvi
- Salvação Pela Fé Cristã
- A Reforma Protestante E A Contra-reforma Católica
- Motivos Que Levaram Lutero à Romper Com A Igreja
- Reforma Protestante
|
|