* Césio * Acidente radiológico de Gôiania
(Wikipédia)
Alguns catadores de sucata e papelão encontraram no esqueleto de um hospital abandonado um aparelho de radioterapia.
Não sabiam o que era realmente e só pensaram no valor dele como sucata,é disso que viviam e o levaram para um ferro velho.
Assim começa o contato com diversas pessoas,sem saber o perigo mortal que carregavam.
O aparelho continha uma cápsula de chumbo com o Césio, que é o sal radioisótopo 137, com uma janela onde passava a radiação na força 50,9 Terabecqurels.
No ferro velho rebentaram a cápsula e dentro encontraram um pó que chamava a atenção por brilhar no escuro, crianças pegaram o pó, pessoas levaram para casa, e ele se aderia facilmente ao corpo e na roupa.
As pessoas começaram a se sentir mal, com vomito,dores,náuseas,tontura,diarréia, e ao serem atendidas no hospital local pensaram em surto de doença desconhecida.
Logo veio o óbito principalmente das crianças que ingeriram brincando, o pó.
A esposa do dono do ferro velho, desconfiou e avisou para à Vigilância Sanitária sobre a cápsula que foi entregue a eles.
A Vigilância deixou por dois dias o artefato em cima de uma cadeira sem dar importância.
Assim contribuiu para uma contaminação maior.
Ao constatarem da verdade, o alarme foi dado,mas não para a população que desesperadamente tentava informações e ajuda.
O governo impediu da verdade chegar por causa de muitos estrangeiros que estavam na cidade parta um GP de motovelocidade, não queriam que entrassem em pânico e reuniram a população dizendo que era um vazamento de gás.
Mas, não foi possível enganar por muito tempo, os mortos foram enterrados sob protestos da população pelo contágio que podiam provocar, pois seus caixões eram normais.
O governo precisou enterrar as pessoas em caixões de chumbo.
A Comissão de Energia Nuclear diz que 112.800 pessoas foram contaminadas, algumas morreram outra entraram em tratamento.
Os locais,residências,objetos dos envolvidos foram descontaminados,a limpeza nuclear foi realizada, o que não impediu a desvalorização imobiliária e a discriminação social.
Tudo que foi considerado lixo radioativo, foi colocado em conteineres de chumbo, enterrados em uma vala de 30 metros de profundidade, entre paredes de um metro de espessura de concreto e chumbo,os conteineres lacrados.
Em cima foi contruida uma montanha artificial e o local chamado de Parque Estadual Telma Ortegal.
Hoje, vinte e três anos depois a realidade das pessoas que foram contaminadas e estão vivas é desesperadora, nem remédios recebem do governos e tem seqüelas e doenças em decorrência do acidente.]
O local caminha lentamente para um melhora, muitos comércios fecharam e o desemprego se agravou na ocasião.
Na Escola de Instrução especializada do Exército Brasileiro em Realengo-RJ está o artefato em exposição, e agradecimentos aos que participaram da limpeza da área de contágio emoldura o local.
A irresponsabilidade dos que deixaram o aparelho caiu no esquecimento. nada foi feito contra os responsáveis por tamanha tragédia.
Que pelo menos sirva de aviso futuro, por isso é sempre bom relembrar!
Resumos Relacionados
- CÓlera Volta A Fazer VÍtimas No Brasil
- O Chumbo
- Curiosidades E Conhecimentos
- Funções Do Luxímetro
- Poluição
|
|