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Resiliência - superando pressõesno ambiente de trabalho
(Letícia Castro)

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Resiliente é empregado para designar aqueles indivíduos que conseguem superar os obstáculos e vencer as dificuldades que a vida lhes traz. Em face da desintegração psíquico-emocional, uma pessoa necessita descobrir novas formas de lidar com a vida e dessa experiência se reorganizar de maneira eficaz. Podemos considerar a Resiliência como um dos atributos da saúde mental e da boa capacidade de aprender, sendo um processo que pode ser entendido com seus fatores, comportamentos e resultados resilientes. Em um ambiente organizacional, é possível ter muito mais êxito, se na vida houver flexibilidade, pois a falta dela em situações adversas como problemas, obstáculos, dificuldades ocasiona no stress entre outros fatores que acabam por bloquear e até mesmo comprometer as atividades de trabalho.

É necessário que todo ambiente de trabalho seja pacífico e prazeroso para que as tarefas rendam. Porém, fatores como alta competitividade, equipes reduzidas, trabalho em excesso, exigência por superação de metas, apresentação de resultados e necessidade de aprendizado constante tem sido cada vez mais comuns no dia-a-dia dos profissionais.
O convívio com as pressões no trabalho é a realidade de muitos e não existe uma fórmula mágica para lidar com a pressão. No entanto é importante se atentar à fatores que podem ajudar no convívio como: Não se deixar levar pelo nervosismo, estresse que os momentos mais tensos provocam; estar com a agenda em dia e manter a calma mesmo em situações extremas de cobrança; não se deixar abater, evitando pensar que ‘não consegue’; ter paciência com os colegas de trabalho; esses e outros exemplos, se levados em consideração, pode ajudar a melhorar e muito o ambiente de trabalho. A impaciência, o medo e a descrença não ajudam em nada. É necessário procurar ter equilíbrio para buscar soluções.

Não adianta, diante de uma situação extrema, brigar e discutir. Isto faz com que a pessoa perca a razão. O correto é manter a calma, conversar, expor idéias, trazer soluções, evitar as conversas paralelas e os “ruídos” de comunicação. Nunca esqueça que a postura deve estar presente em todos os momentos em que se faz necessário ser discreto e profissional. Manter o controle da situação e superar as pressões fará de você um funcionário qualificado para o mercado de trabalho.

Promovendo a resiliência
“Outro dia fui questionado sobre o que falta para a melhoria das relações no ambiente de trabalho. A resposta foi automática: ‘Falta alegria! Falta que as pessoas queiram fazer o que estão fazendo e jamais façam somente pela obrigação ou pela remuneração”. Esse é o pensamento de Dill Casella, consultor organizacional que direciona seu trabalho para o campo motivacional e a área de desenvolvimento gerencial, ao falar sobre Alegria no ambiente de trabalho em entrevista ao RH.com.br

Possuir um ambiente de trabalho alegre, hoje pode até ser considerado como um fator estratégico e de extrema importância para qualquer empresa. O dia-a-dia corporativo tem sido cada vez mais estressante, cheio de metas possíveis e impossíveis de serem alcançadas, surgindo desafios novos a cada dia, onde se exige mais e mais dos colaboradores. Segundo Casella, “Muitas empresas se esqueceram que lidam com gente. São seres humanos que fazem a “roda girar”, que apertam o botão, que produzem e interpretam relatórios.” É, de fato, muito difícil promover a alegria em um ambiente de trabalho. Para que a alegria se faça presente no ambiente corporativo é fundamental que o líder dê autonomia e liberdade, a fim de que os liderados também tomem suas próprias ações. “Trabalhando o hemisfério direito cerebral, através da música, teatro, artes plásticas, o colaborador, com esse espírito artístico fluindo, permeia e compartilha a alegria com seus colegas e líderes.” afirma o consultor. E com isso, a pratica da resiliência vai sendo aprimorada.

Diante de tanta competitividade, instabilidade econômica, pressão e cobrança por resultados, no meio corporativo, o profissional é provado e tem que manter sua estabilidade emocional. No entanto, no meio de tantas adversidades e obstáculos, é necessário que este profissional desenvolva uma competência que o ajude a superar tudo isso. A competência chamada de Resiliência trata-se de um conceito, onde está embutido um comportamento que o ser humano deve adotar para viver bem: capacidade de superar os problemas. E dentro das organizações esta competência envolve também a capacidade do profissional de enxergar lá na frente, prever problemas e, mais importante, preparar-se para eles. A resiliência corporativa busca promover as capacidades dos profissionais para que possam manter uma postura confiante e sobressair em meio às dificuldades. Dessa forma, a atitude deles em relação às adversidades é que vai fazer a diferença para o sucesso na resolução do problema. Contudo, a resiliência nos mostra que há a necessidade de se ter flexibilidade dentro das empresas, pois desta forma seus colaboradores conseguem encontrar um escape para vencer os obstáculos. Assim, se torna possível sustentar a saúde física, psicológica, social e organizacional no âmbito profissional.



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