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O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA MATEMÁTICA APLICADA NO DIA A DIA
(Cleuziete Reis)

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A tecnologia é um bem de valor muito importante na vida da sociedade em que vivemos, e mais os avanços são muito mais do que os retrocessos, então podemos falar sobre os avanços um dia inteiro e ainda assim teríamos mais assunto para comentar. O papel da tecnologia esta sendo bem aproveitado em benefícios para própria sociedade, o que seria de nós se não fosse à tecnologia. Os sistemas digitais estão presentes em diversos setores do país, que vão desde um caixa de um supermercado até em uma movimentação bancária pela Internet. Estão incorporadas no cotidiano novas nomenclaturas e conhecimentos, tais como banco de dados, mp3, deletar, salvar, torpedo, digital, memória, megapixels, etc. Os alunos das escolas de nível fundamental e médio participam dessa evolução digital, porém em muitos casos, com passividade e não como agente dessa evolução. Criar ambientes informatizados na escola talvez seja um dos grandes desafios e para isso, cursos de Matemática tem disponibilizado em seus currículos disciplinas que abordam a Informática aplicada na Educação. A informática aplicada ao ensino matemático trata os aspectos ligados ao contexto escolar, ou seja, o trabalho com os softwares educativos e de aprendizagem e as reflexões sobre o uso da calculadora em sala de aula. Os alunos vivenciam as atividades mediadas por computador e calculadora, eles investigam a Matemática utilizando o computador como ferramenta e a leitura, reflexão e discussão de referenciais teóricos sobre a Informática na Educação Matemática. A Informática Aplicada ao Ensino passa a incorporar o tema Educação a Distância, de forma que os estudantes possam além de compreender os processos de ensino e aprendizagem, também vivenciar este processo. Nos últimos anos, a inserção da Educação a Distância como modalidade de ensino regulamentada pelo Governo Federal, fez com que nos questionássemos sobre a importância de ocorrerem momentos na formação de professores em que estes temas não fossem só tratados, mas também experienciados. A Informática Aplicada ao Ensino passa a incorporar o tema Educação a Distância, de forma que os estudantes possam além de compreender os processos de ensino e aprendizagem, também vivenciar este processo. Criar ambientes informatizados na escola, talvez seja um dos grandes desafios de nossas escolas, e para isso, faz-se necessário e fundamental criar-se verdadeiros cenários de aprendizagem em cursos de Licenciatura em Matemática. O professor do ensino básico deve propiciar o desenvolvimento de competências que permitam que: “o aluno deve reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social”. (BRASIL, 2002, p. 32).As TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) devem ser interpretadas com o conhecimento Matemático e também, o conhecimento pedagógico do conteúdo Matemático ser concebido por meio das TIC. O futuro professor de Matemática deverá estar preparado para enfrentar os problemas e buscar as soluções inerentes ao uso das TIC no contexto educacional, e para isso, deve-se trabalhar com estes estudantes o conhecimento pedagógico do conteúdo matemático e o conhecimento tecnológico inerente a esse contexto. A cada dia que se segue, as novidades e os produtos tecnológicos são crescentes, e cada vez mais, estes recursos se tornam mais sofisticados e com facilidade de acesso. Embora a escola brasileira esteja aquém do uso da tecnologia (em sala de aula ou a informática na gestão educacional), os estudantes convivem em um meio social e globalizado, onde as novidades tecnológicas surgem constantemente e podem ser obtidas ou utilizadas em diversos espaços. Acompanhar este processo enquanto formadores não é uma tarefa trivial, pois quando tratamos do tema “informática e educação” no contexto da formação de professores, temos sempre três preocupações: aspectos pedagógicos, de conteúdo e tecnológicos.Se concebermos a informática na educação apenas como o trabalho com softwares educacionais e seu uso em contexto escolar, estamos deixando de lado outro tema muito importante para os futuros professores de Matemática, que igualmente importante que pode ser abordado nesse contexto: a Educação a Distância. Atualmente a EaD é auxiliada pelo uso de TIC, com destaque para a Internet, que hoje é sinônimo de interatividade, permitindo a aprendizagem colaborativa em qualquer espaço ou tempo.Essa lacuna de estudos deve ser suprimida no processo de formação, ou por criação de disciplinas específicas ou em disciplinas que estejam em um mesmo contexto, que é o caso da disciplina de Informática Aplicada ao Ensino. Nela pode-se, além de tratar dos temas recorrentes da área, também discutir e vivenciar os aspectos da EaD. É de suma importância inserirmos os licenciandos em Matemática nesse contexto da EaD de forma crítica, reflexiva e com subsídios tecnológicos, pois estes devem além de dominar o conteúdo e a metodologia, dominar também diversas tecnologias.Há uma grande preocupação na utilização planejada dos equipamentos e softwares que possam apoiar as aulas de Matemática no Ensino Básico, e para isso, faz-se necessária a informação e atualização dos licenciandos sobre os recursos tecnológicos existentes no contexto escolar e a conscientização das novas tendências quanto ao uso do software livre; discussão dos aspectos éticos do uso da tecnologia; e também as discussões dos problemas acarretados por limitações de equipamentos e programas.



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