Literatura de Cordel e Literatura de Consumo
(Literatura)
A literatura de cordel consiste em histórias narradas em versos por cantadores sertanejos ou repentistas que se apresentam em festas e feiras populares.O canto é improvisado ou memorizado,contam histórias de homens famosos na região,os acontecimentos e a aventuras de caçadas.Enfrentam-se em disputas que duram horas ou noites inteiras.
Diversos autores da literatura de cordel são semi-analfabetos e criam suas composições a pessoas que os ajudem.As ilustrações são simples e feitas com desenhos gravados em madeiras,por de xilogravuras.
Essa literatura que reflete tradições e valores de uma determinada região-contam histórias de amor,aventuras de grandes heróis,crenças populares,devido o exôdo rural,informa sobre a vida nos grandes centros urbanos.No começo,os livretos eram impressos nas chamadas folhetarias,tipografias muito rústicas,atualmente substitúidas por impressoras modernas.
Já a literatura de consumo é caracterizada pela sua linguagem simples e coloquial e fazem parte dela as obras vistas como passatempo ou fins técnicos. É tida muitas vezes como pejorativo, sendo consideradas,muitas vezes não literárias.
Lembrando que obra literária são aqueles livros considerados clássicos.Pode-se dizer que obra literária tem como objetivo a transformação e exploração de muitos sentidos da palavra e propicia a reflexão e superação do ser humano.
Os livros de autoajuda e técnicos são classificados como literatura de consumo.Essas obras de por finalidade atender determinada parcela da sociedade,visando somente o consumo.
Um escritor famoso deste tipo de literatura é Paulo Coelho,conhecido internacionamente pelas suas obras,já foi diretor e ator de teatro,jornalista e compositor.
Resumos Relacionados
- Definição De Trilogia
- Aventuras De Huckleberry Finn Mark Twain Por - Resumo E Download
- O Que é Alusão Clássica?
- Os Mestres Da Literatura Russa - Aspectos De Suas Vidas E Obras
- Ilíada E Odisséia
|
|