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O desenvolvimento da linguagem
(Sprinthall; A. & Sprinthall; R. (2001). Psicologia Educacional. Uma abordagem desenvolvimentista. Li)

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Quando uma criança nasce a única linguagem que expressa é o choro. É através do choro que a criança manifesta o seu desconforto e é pela ausência do choro que manifesta o seu bem-estar. No segundo mês de vida o bebé pode já manifestar bem-estar palrando calmamente. O processo de aquisição da linguagem é claramente influenciado pela aprendizagem, ou seja, trata-se de uma aprendizagem que as crianças fazem. No entanto, estas aquisições assentam numa base de desenvolvimento biológico da criança. Noam Chomsky, um autor que dedicou muita da sua investigação ao desenvolvimento da linguagem nas crianças, defende que existe uma forte componente na aquisição da linguagem. O autor realça a existência de um mecanismo inato que favorece a aquisição da linguagem na criança. Por outras palavras, apesar de a linguagem ser aprendida pelas crianças, estas chegam ao mundo com uma predisposição genética para fazer estas aprendizagens.
Os diversos estudos realizados nesta área permitem-nos reter alguns dados relativamente à aquisição da linguagem nas crianças. Assim, apesar de as aprendizagens das crianças nesta área se desenvolverem a um ritmo muito acelerado, diversas investigações apontam consistentemente que crianças com um elevado QI tendem a falar, em média, 4 meses mais cedo do que as restantes. Outros dados interessantes apontam que as raparigas começam a falar mais cedo do que os rapazes, utilizam mais palavras numa frase e possuem um vocabulário mais extenso. 



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