Inflação
()
O governo Itamar Franco e seu sucessor o governo FHC criaram o Plano Real. Plano este que veio moralizar a economia brasileira, que até então apresantava índices galopantes de inflação. Overnight, compra de dolar, ouro, entre outros recursos de ordem econômica, eram ferramentas que a população, mais especificamente a classe média, utilizava para que o próprio dinheiro não perdesse o poder de compra ou que a perda fosse a menor possível.
Os mais indinheirados por meio de culsultores econômicos à época, viviam de aplicações e estas sim bem rentáveis, pois dinheiro gerava dinheiro, "papel" produzindo "papel". Naquele tempo inclusive havia uma frase criada para mexer com este grupo seleto de pessoas que faturava sem trabalhar. A frase era a seguinte: "Por que trabalhar se eu posso ganhar dinheiro sem ter que suar" ?!
Era bem mais lucrativo manter o dinheiro no mercado financeiro do que empreender, abrindo um negócio. Se o mercado financeiro permitia que eu faturasse sem ter que "esquentar" a cabeça, porque a pessoa haveria de se preocupar em arriscar, gerar emprego, com despesas e obrigações legais inevitáveis.
Em contrapartida, as camadas "D" e "E" da população, ou seja, os pobres e mito pobres eram os que mais sofriam com esta situação. Em geral não dispunham de conta bancária e portanto não tinham como aplicar e proteger o modesto salário.
Felizmente esta realidade ficou para trás há muito. A partir de meados dos anos 90 a economia brasileira vem mantendo a inflação em níveis compatíveis com o desenvolvimento brasileiro, com uma gradual tendência de queda. Com isto houve o fomento da produção industrial, de bens de serviços, com a crescente geração de empregos. Deixou de ser tão lucrativo manter o dinheiro aplicado no banco. Com a estabilidade econômica os empresários começaram a buscar novas oportunidades de negócios, tanto aqui quanto no exterior.
Desde 2002 quando o governo Lula assumiu, o mesmo deixou de lado as questões políticas menores e procurou dar prosseguimento ao Plano Real e na medida do possível aperfeiçoando-o. A credibilidade da economia brasileira tem atraído investimentos estrangeiros vultosos, é bem verdade que muitos destes com caráter especulativo, pois ainda mantemos uma taxa de juros bem alta, comparada aos países mais desenvolvidos. Até que a dívida pública seja reduzida, a taxa de juros permanecerá um tanto elevada. Esta é mais um desafio que o país terá que enfrentar e quanto mais rápido melhor.
Porém, o desemprego vem em constante queda, trabalhadores informais tem sido incentivados a regularizar a própria situação, de modo a viverem na legalidade, recolherem para a Previdência e virem no futuro a gozar da justa aposentadoria. A mentalidade de se conviver com uma economia inflacionária já é algo de um passado razoavelmente distante.
Todavia, as autoridades econômicas e a população como um todo, não devem se descuidar no controle da inflação. Austeridade na administração das contas públicas e uma saudável pesquisa do melhor preço antes de se fechar uma compra, são atitudes sempre bem vindas.
Resumos Relacionados
- O Que é Inflação?
- Os Planos EconÔmicos
- O Que é Inflação
- Mercado Prevê Mais Inflação E Menos Crescimento Econômico Em 2014
- Retomada Do Crescimento E Geração De Emprego
|
|