As características do Bom Professor
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Diversos autores têm conduzido investigações no sentido de identificar as características dominantes nos bons professores. Este é um tema que não reúne consenso absoluto, contudo, as diversas investigações realizadas permitem-nos identificar os resultados mais consistentes.
Deste modo, e como identifica Barros de Oliveira (1999), vários autores apontam algumas características comuns aos bons professores:
- Para Postic (1979) o bom professor deve ter fundamentalmente a capacidade de estabelecer relação. É a partir da relação que toda a profissão docente se desenvolve;
- Planchard (1975) aponta que a principal qualidade do bom professor reside na sua personalidade e não na sua preparação. Deste modo, é muito mais importante investir-se na formação humana dos docentes pois na base da aprendizagem que as crianças realizam está a afectividade;
- Também Correll (1973) aponta duas características essenciais que os bons professores devem ter. 1) Espírito aberto e interesse pelos alunos, e 2) Espírito de iniciativa e criatividade para enfrentar novas situações. Para este autor, a primeira característica relaciona-se com a afectividade sobre a qual se deve basear qualquer relação pedagógica. A segunda característica terá a ver com uma vertente cognitiva, a qual o professor é responsável por estimular e potenciar o seu desenvolvimento.
Para saber mais sobre o Bom Professor siga o link abaixo
Para uma leitura aprofundada veja:
Barros de Oliveira, J. H. & Barros de Oliveira, A. M. (1999). Psicologia da educação escolar: Professor – ensino. Coimbra: Livraria Almedina.
Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. Lisboa: Mc Graw Hill.
Sprinthall, A. & Sprinthall, R. (2001). Psicologia Educacional. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill
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