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Estilos de liderança na sala de aula
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Apesar de não se poder falar num estilo de liderança puro por parte dos docentes, a verdade é que os professores apresentam características que nos permitem caracterizar o seu estilo de liderança na sala. Estas características condicionam a forma como os trabalhos decorrem na sala de aulas e também condicionam a forma como as crianças aprendem. Barros de Oliveira (1999) sintetiza os estilos de liderança dos professores da seguinte forma:
1 – Autoritário – este estilo caracteriza o professor que chama para si todo o tipo de decisões. É a penas o professor a decidir o trabalho, os objectivos, o que é certo ou errado, quem tem mérito e quem não tem.
Implicações nas crianças: as crianças que trabalham com docentes que evidenciem este estilo de liderança tendem a obter bons rendimentos no trabalho, mas apenas na presença do professor. Sempre que o docente se ausenta, há uma grande quebra no trabalho das crianças, sendo que estas manifestam menos competências para trabalhos cooperativos e menos autonomia.

2 – Democrático – este estilo relaciona-se com os docentes que estabelecem compromissos com os alunos. Há uma tentativa de negociar os objectivos, os trabalhos e até as metodologias de trabalho com os alunos. As regras emergem de um compromisso social estabelecido na sala de aula. Neste modelo, a autoridade continua a ser associada ao professor, no entanto ganham maior relevo a negociação como forma de obter consenso.
Implicações nas crianças: as crianças que trabalham com docentes que evidenciem este estilo de liderança tendem a apresentar um bom rendimento escolar e não apresentam quebras na ausência do professor. Regista-se maior satisfação pessoal por parte das crianças relativamente aos trabalhos na sala, maiores índices de amizade entre os alunos e predominância de competências relacionadas com a autonomia e trabalho cooperativo.

3 – Ausente (Não intervencionista) – este estilo relaciona-se com indivíduos que abdicam da sua posição de líder. Estes docentes não estabelecem objectivos ou métodos de trabalho e abstêm-se de assumir perante as crianças o seu papel através da valorização dos trabalhos das crianças ou da repreensão de comportamentos errados.
Implicações nas crianças: as crianças que trabalham com docentes que evidenciem este estilo de liderança tendem a apresentar um rendimento escolar muito baixo, abandonando completamente os trabalhos na ausência do professor. A ausência de regras leva também ao aparecimento de muita instabilidade no grupo, pelo que as crianças não adquirem competências de cooperação, autonomia e entreajuda.

Para uma leitura aprofundada veja:
Barros de Oliveira, J. H. & Barros de Oliveira, A. M. (1999). Psicologia da educação escolar: Professor – ensino. Coimbra: Livraria Almedina.
Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. Lisboa: Mc Graw Hill.
Sprinthall, A. & Sprinthall, R. (2001). Psicologia Educacional. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill



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