BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Introdução à educação à distância
(Vidal; Eloísa Maia)

Publicidade
O modelo educacional necessariamente está sendo modificado. Pois, com as novas tecnologias disponíveis se impõe uma adaptação a novas formas de ensino-aprendizagem diferentes do modelo unicamente presencial, baseado principalmente na exposição, pouca participação e discussão dos alunos e do professor sobre os conteúdos apresentados de maneira a não só reproduzir, mais também a produzir, criticar, avaliar e contruir o conhecimento.
O conceito de educação à distância tem sofrido rápidas mudanças. Logicamente, isso não ocorre à toa, mas envolve as inúmeras ferramentas disponíveis para serem utilizadas no ambiente virtual, que não só chamam a atenção dos alunos, como variam mais nas formas de apresentar os conteúdos, permitindo que o aluno tenha contato com o assunto abordado de formas diferentes, e assim possa ter maior aproveitamento.
Há uma certa confusão de que o aluno on-line, estuda sozinho e recebe pouca ou nenhuma orientação. Isso não acontece, há várias formas de estudo on-line disponíveis hoje no mercado, com recursos audio-visuais, graus variados de interação, facilidade de acesso e gerenciamento. Com uma grande vantagem, que é o baixo custo.
As formas síncronas e assíncronas de participação, as vídeo-aulas, a disponibilização de materiais previamente selecionados e os demais que podem ser agregados não só pelos formadores ou tutores, mas também pelos alunos, que contribuem de maneira singular para um aprendizado mais participativo e estimulante, onde a presença física deixa de se tornar uma barreira para o acesso a qualquer tipo de contribuição intelectual que seja dada no ambiente. Nas formas atuais existem momentos em que o aluno atua em grupo ou sozinho, em atividades individuais.

A tendência é o aumento dos cursos semi-presenciais, com características cada vez mais flexíveis, menos centralizadas e integradas, com estruturas mais enxutas e cada vez mais funcionais. Incorporando a medida que se avança, tecnologias novas, como estar vendo e ouvindo o outro participante e/ou professor, permitidas pelo aumento da velocidade e largura de banda.
Certamente, esse desenvolvimento não ocorre de forma igual. Nem todas as instituições contam com tanta tecnologia. Mas, o modelo presencial admite que ter a disposição salas com computadores conectados à internet propiciam um diferencial positivo no aprendizado de seus alunos.

Apesar das inúmeras ferramentas disponíveis para serem exploradas na educação à distância e na presencial, ou mesmo na mistura das duas, os alunos e os professores ainda estão muito vinculados ao modelo presencial, e mesmo na educação à distância tem havido muita adapatação do modelo presencial devido ao hábito do enfoque no conteúdo. Esse modelo se confronta diretamente com o modelo da construção do conhecimento, através do estímulo a participação e colaboração.

Apesar da internet está fazendo parte do cotidiano brasileiro, infelizmente o acesso ainda não é possível para todos.

Outro entrave, que não pode ser ignorado, é a resistência das comunidades de aprendizagem que tem dificultado o crescimento da educação a distância.

O processo de adapação não é rápido, porém está crescendo de modo inegável. Mesmo com toda a dificuldade, não há como segurar o avanço que representa a EAD, especialmente a partir do século XX. Cada vez mais brasileiris optam por esse modelo, e seu reconhecimento por lei só vêm a efetivar que esta modalidade está mais forte e sua tendência é a concretização, através de maior treinamento de professores nessa área, que será nada mais que conseqüência da demanda nesse mercado.



Resumos Relacionados


- M-learning: Aprendizado Móvel Na Nova Economia Digital

- Universidades E Instituições De Pesquisa

- “objetos De Aprendizagem E A Relevância Do Material Didático Como Faci

- Ensino A Distancia

- Ead Como Forma De Inclusão No Brasil



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia