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Coded Arms: o primeiro FPS para o PSP
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Lançado em 2005 pela Konami para o PSP, Coded Arms foi o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa do portátil da Sony. O jogo, apesar de possuir uma base de fãs considerável, foi muito criticado e tido como medíocre por sites especializados, como IGN e Gamespot.Coded Arms coloca o jogador na pele de um hacker cujo hobby é se infiltrar em um simulador virtual de combate infestado de oponentes e repleto de tesouros. A missão do jogador é, então, percorrer as inúmeras áreas desse simulador, coletando itens valiosos e derrotando oponentes cada vez mais poderosos. E é isso. O enredo não se desenvolve além disso, fator provocador de muitas da críticas mencionadas no parágrafo acima.Enredo fraco à parte, Coded Arms é um jogo perfeito para o PSP. Com gráficos impressionantes para o tempo de seu lançamento (e agradáveis ainda hoje), efeitos sonoros e músicas de arrebentar, sem dúvida o FPS faz juz à marca da produtora Konami. A jogabilidade também não deixa a desejar: Coded Arms trabalha bem as limitações do PSP (no caso, a ausência de um segundo analógico é compensada pelo uso dos botões de face e de um sistema muito bem implantado de assitência de mira) e proporciona uma experiência genuína e interessante. Sobre o esquema de controles, é interessante notar como ele se popularizou após Coded Arms em outros jogos do PSP, como Metal Gear Solid: Peace Walker, Resistance Retribution e outros. Em suma, Coded Arms é um jogo tecnicamente impressionante. Outro aspecto interessante desse jogo é seu gerador de níveis aleatório: os níveis de Coded Arms nunca são idênticos, pois são gerados aleatoriamente cada vez que o jogo é iniciado. Além disso, há uma progressão infinita de níveis, de modo que o jogo jamais atinge um nível final. Isso torna o jogo perfeito para um dispositivo portátil pois cria um valor de replay infinito. Por outro lado, o jogo pode se tornar repetitivo pois as mesmas texturas, inimigos e objetos são reutilizados nesses níveis gerados aleatoriamente. Ainda assim, o sistema de níveis de Coded Arms funciona muito bem e prende o jogador; eu mesmo tenho mais de 40 horas de jogo nos níveis aleatorios de Coded Arms.Enfim, eu recomendo muito esse jogo se você curte FPS. É divertido, imersivo, cheio de ação, bem elaborado, tem níveis infinitos e o melhor de tudo: é portátil. Coded Arms é certamente, apesar das críticas e de seus defeitos, um jogo extraordinário que não pode deixar de constar na sua coleção.



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