A Maneira Correta de se Tomar Banho
(Anderson Theodoro)
Ao se falar de banho sempre surge a pergunta: Qual é a temperatura correta de se tomar banho? Quente ou Frio?
A resposta quase sempre é uma ou outra, dependendo dos objetivos e do local em que a pessoa que pergunta mora. Se for um lugar quente a resposta é banho frio, se quem perguntou morar em um lugar frio a resposta é banho quente.
Porém, a resposta é mais simples do que está posto. O jeito correto de se tomar banho é iniciar tomando banho ligeiramente quente (morno pra quente) e terminar o banho com água fria.
A explicação científica é que a água quente abre os póros e relaxa os músculos, facilitando a limpeza da pele e causando um relaxamento momentâneo, porém, se você sair de um banho quente sem tomar banho de água fria os seus poros continuarão abertos e os músculos continuarão relaxados, deixando a pele exposta à poluição e bactérias e comprometendo o sistema circulatório por causa do relaxamento dos músculos, que deixam de comprimir as veias fazendo com que seu sangue estaguine, o que, a longo prazo, causa várias doenças, dentre dores e varizes.
Ao abrir a água fria após um banho quente os póros de sua pele são fechados e seus músculos se contraem, protegendo a pele e comprimindo as veias.
Ao tomar um banho quente e logo após um banho frio deve-se tomar cuidado com o choque térmico, que pode te matar. Tome um banho não muito quente e, ao ligar a água fria, entre aos poucos, primeiro pernas, depois braços, tronco e finalmente cabeça, sempre se acostumando com a temperatura. Nas primeiras vezes que fizer isso a sensação será um pouco desagradável, mas com o tempo você se acostuma e começa a perceber os benefícios.
Resumos Relacionados
- Como Manter Seu Pet Limpinho, Mesmo No Frio
- Porque Existe O Nevoeiro
- Megamix – Ciência De A A Z
- Banho De Lua Corpo & Design
- Cuidados Com A Pele
|
|