BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Metaficção historiográfica. Linda Hutcheon
(Isaias Carvalho)

Publicidade
Metaficção historiográfica é, para Linda Hutcheon (1988), a ficção contemporânea que está nos (i)limites do pós-moderno, em que as fronteiras são explicitamente fluidas entre o romance e a coleção de contos, entre o romance e o poema longo, o romance e a biografia, o romance e a história. Em que pese o fato de Linda Hutcheon privilegiar o gênero romance em sua descrição da metaficção historiográfica, insisto na inclusão de poemas longos nessa categoria, a exemplo de Omeros, de Derek Walcott (1992), que contém, por sua hibridação de gêneros, as principais características dessa categoria crítico-teórica. De fato, para ser classificada como metaficção historiográfica, a obra deve ter as seguintes características: o caráter de autorreflexividade intensa e, paradoxalmente, referências explícitas a personagens e eventos históricos; a imbricação de reflexões literárias, históricas e teóricas; o trabalho que realiza a partir das convenções com o objetivo de subvertê-las; e a defesa de que, apesar de não negar a existência da história, o passado só nos é acessível por meio da textualidade (HUTCHEON, 1988). Como um fenômeno pós-moderno, obras literárias caracterizadas como metaficção historiográfica problematizam e ampliam o saber histórico e o modo como acessamos a humanidade passada, o que permite a construção de verdades históricas e não mais uma “verdade” absoluta e inquestionável. Nas narrativas metaficcionais pós-modernas, portanto, a análise histórica, assim híbrida, utiliza falsificações ou abordagens radicalmente críticas e irônicas em relação à história tradicional, colocando as grandes narrativas sob suspeita. Na verdade, esse tipo de texto é  a produção literária ficcional mais comum na contemporaneidade e nos campos do pós-moderno e do pós-colonial. ReferênciasHUTCHEON, Linda. A poetics of postmodernism: history, theory, fiction. New York & London: Routledge, 1988.WALCOTT, Derek. Omeros. New York, Farrar, Straus and Giroux, 1998.WALCOTT, Derek. Omeros. Pref. e Trad. Paulo Vizioli. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.



Resumos Relacionados


- Conceito De "chulice" Ou Linguagem Chula

- O Narrador Pós-colonial

- Omeros, De Derek Walcott

- Omeros - Épica Do Caribe?

- Fragmentação E Perda Da Identidade Na Literatura: Condição Pós-moderna



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia