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A Teoria De Erikson
(Albertina Pena)

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Erikson considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, oito estádios psicossociais. É a progressão nos estádios psicossociais que explica a construção da personalidade, que acompanha, portanto, todo o ciclo de vida.

Segundo este psicólogo, cada idade ou período de desenvolvimento é caracterizado por tarefas específicas e pela experiência de determinado conflito, ou crise. É através da resolução do conflito de cada estádio que o indivíduo adquire novas capacidades, que se desenvolve. A resolução positiva e favorável, da crise constitui uma aquisição positiva que se manifesta a diferentes níveis: psicológico, emocional e social.

A teoria de Erikson é uma concepção psicodinâmica dado que considera que o ajustamento ou desajustamento não são situações definitivas.

As experiências em fases subsequentes podem contrariar as vivências tidas em idades anteriores.
1.ª Idade (0 - 18 meses)

Confiança versus Desconfiança

Este estádio é marcado pela relação que o bebé estabelece com a mãe. Se a relação é compensadora, a criança sente-se segura manifestando uma atitude de confiança face ao mundo.

Se a relação com a mãe não é satisfatória, desenvolve-se sentimentos de modo que conduz à formação de uma atitude de desconfiança.

A crise deste estádio ocorre entre o bebé e a mãe.
2.ª Idade (18 meses - 3 anos)

Autonomia versus Dúvida e Vergonha

Neste estádio, a criança está apta a explorar activamente o meio que a rodeia.

Se for encorajada, desenvolve autonomia e auto-suficiência. Se for muito protegida e controlada, desenvolve um sentimento de dependência, de vergonha em se expor, de dúvida em relação às suas capacidades de desenvolver actividades sozinha.

Depende muito da aprovação das outras pessoas.

Apresenta o desejo manifesto de independência.
3.ª Idade (3 - 6 anos)

Iniciativa versus Culpa

As crianças tomam iniciativas e desenvolvem as suas actividades sentindo grande prazer quando obtêm sucesso.

Se não conseguem ou não é favorecido o desenvolvimento das suas iniciativas pela repressão ou punição dos pais, a criança sente-se culpada por desejar comportar-se segundo os seus desejos.
4.ª Idade (6 - 12 anos)

Indústria versus Inferioridade

Na nossa cultura predominam as actividades escolares neste estádio.

Se a criança corresponde ao que lhe é exigido no processo de aprendizagem, a sua curiosidade é estimulada bem como o desejo de aprender. O sucesso desenvolve nela sentimentos de auto-estima, de competência.

Se a criança se sente incapaz de atingir com sucesso as actividades escolares, quando os seus companheiros o atingem, pode desenvolver um sentimento de inferioridade desinvestindo nas tarefas.
5.ª Idade (12 - 18 anos)

Identidade versus Confusão ou Difusão

A construção da identidade é tarefa fundamental deste estádio.

A identidade constrói-se através da experimentação de vários papéis possíveis, o que vai permitir ao adolescente reconhecer-se como pessoa única e distinta de todos os outros.

Se não consegue definir os papéis que pode ou quer desempenhar, experimenta uma confusão de identidade e de papéis.

Integra coerentemente diferentes papéis e identidades.
6.ª Idade (18 - 30 anos)

Intimidade versus Isolamento

Com uma identidade já construída, o adulto desenvolve relações de amizade, de afecto com outros.

Geralmente procura uma relação de intimidade com outra pessoa que pode envolver um relacionamento sexual.

Se não consegue estabelecer esses laços sociais, pode isolar-se distanciando-se dos outros.
7.ª Idade (30 - 60 anos)

Generatividade versus Estagnação

Há uma grande vontade de tornar o mundo melhor, de transmitir aos mais jovens valores e propostas num processo de um compromisso social.

O adulto pode não desenvolver actividades úteis para os outros, preocupando-se apenas consigo próprio.
8.ª Idade (após os 65 anos)

Integridade versus Desespero

O indivíduo avalia a sua vida podendo experimentar sentimentos de satisfação ou de fracasso.
O sentimento de integridade ocorre de uma avaliação positiva da sua vida,
aceitando a sua experiência valiosa.

O desespero resulta de uma avaliação negativa da sua vida e da impossibilidade de
começar tudo de novo.





O
sentimento de integridade ocorre de uma avaliação positiva da sua vida,
aceitando a sua experiência valiosa.

O
desespero resulta de uma avaliação negativa da sua vida e da impossibilidade de
começar tudo de novo.



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