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Introdução A Administração - Liderança
(Antônio Cesar Maximiliano Amaru)

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Liderança O líder é a pessoa que consegue influenciar outras ao redor e faze-las realizar objetivos. Para que o processo de liderança se dê com eficácia deve-se considerar os seguintes componentes: os liderados devem estar motivados com as ações do líder, o líder e o os liderados devem compartilhar de uma tarefa ou missão em comum de interesse de ambas as partes. Além disso, há dois métodos de liderança a ser escolhido. A liderança autocrática ou orientada para a tarefa ou missão, e a liderança democrática orientada para as pessoas. Os líderes enfrentam algumas situações que podem ser avaliadas como favoráveis ou desfavoráveis. De acordo com Fiedler há três pontos a serem avaliados: relação entre líder e liderados, grau de estruturação da tarefa e poder da posição que o líder ocupa. Para Hersey-Blanchard a avaliação da liderança depende da maturidade do líder. Quanto mais maduro menor o uso da autoridade e maior a orientação para o relacionamento e vice-versa. As pessoas lideradas respeitam o líder e se sentem motivadas a segui-lo por algumas razões. Há dois estilos de liderança, a liderança carismática e a liderança transacional. Na liderança carismática os liderados respeitam o líder por ser inspirador, revolucionário. É o tipo de liderança de um político ou de um líder religioso. Os liderados não procuram recompensas materiais, apenas psicológicas. O simples fato de estar participando do processo (como em uma ONG) já é suficiente para a satisfação pessoal. Já na liderança transacional o líder consegue a colaboração dos liderados com a promessa de recompensas materiais como remunerações, promoções, etc. Os liderados são chamados ?mercenários? e realizam os objetivos em comum com o líder por interesse próprio. Uma das tendências atuais que mais provocaram mudança no modo que se vê a liderança, é a importância cada vez mais enfatizada da autogestão. As unidades nas empresas antes comandadas por gerentes agora são unidades autônomas focadas em resultados. Nessas unidades o líder informal é muito mais importante que o líder formal. A liderança é um importante ingrediente no processo de administração. A influência de pessoas no processo administrativo é de fundamental importância para reunir esforços em prol de um objetivo em comum que tange as atividades da empresa.



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