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Políticas E ESTRATÉGIAS ATUAIS: GESTÃO DE PESSOAS
(Eraldo Bivar Mollulo Junior)

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Segundo Chiavenato (1999), os objetivos da Gestão de Pessoas são variados. A administração de RH deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios:
 
Ajudar a organização alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
Proporcionar competitividade a organização;
Proporcionar a organização empregados bem treinados e motivados;
Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
Administrar a mudança;
Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Este seria o papel atual da administração de RH, já tratada aqui como Gestão de Pessoas, termo que humaniza o tratamento dado à área.
Cada vez mais, sistemas participativos estão se desenvolvendo no ambiente das organizações. Exemplos claros dessa mudança são os sistemas de co-gestão, que são formas de relação e trabalho que mudam as relações entre pessoas e organizações, e contribuem não somente para aumentar a produtividade no trabalho, mas também para despertar auto-estima do trabalhador e sua satisfação com trabalho realizado.
A co-gestão supõe cooperação dos trabalhadores com a empresa e, como compensação, eles obtêm o direito de negociação e de influir em determinados níveis de decisão da empresa.
Todos esses conceitos contemporâneos direcionam para um tratamento da organização como um grande sistema aberto. Conforme Chiavenato:
 
...esse conceito visualiza não só os fatores ambientais internos e externos com um todo integrado, mas também as funções dos subsistemas que o compõem. Apesar do fato de as organizações serem complexas, esse conceito permite uma maneira de pensar que ultrapassa a complexidade e reconhece a natureza dos complicados problemas (CHIAVENATO,2000).
 
O conceito de sistema aberto proposto por Chiavenato, propõe ainda que o enfoque sistêmico da administração de RH pode ser desdobrado ainda em três níveis de análise, a saber:
 
            a) Nível do Comportamento Social
 
            b) Nível do Comportamento Organizacional
 
            c) Nível do Comportamento Individual

Esses níveis são facilmente sobrepostos em alguns momentos, pois escalam o comportamento do homem na organização como interativo, amplo e dinâmico, em eterna mudança, como o ambiente organizacional e seus fatores de influência.



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