BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Comunidades virtuais: Construindo o conhecimento através da interação
(Rute Vera Maria Favero & Liane Margarida Rockenbach Tarouco)

Publicidade
Comunidades virtuaisO ciberespaço representa o mais recente desenvolvimento da evolução da linguagem, segundo Levy, onde os signos são adquiridos, por intermédio do software, dessa escrita tornada viva: uma potência da ação autônoma de um ambiente numérico que lhe é próprio. O ciberespaço torna-se o sistema ecológico do mundo das idéias, uma noosfera abundante, em transformação acelerada, que começa a tomar o controle do conjunto da biosfera e a dirigir sua evolução a seus próprios fins.O DiálogoPara Paulo Freire, o diálogo é condição essencial para a formação da consciência crítica e é construído na relação "entre sujeitos mediatizados pelo mundo". A teoria freireana foi utilizada como auxilio para entender o que é diálogo.O diálogo é um processo coletivo e pode ocorrer na forma presencial, ou online, em comunidades virtuais. Quando ocorre em ambientes virtuais, usa uma linguagem específica através dos textos escritos. A comunicação se dá utilizando recursos associados à internet — e-mail, chat, fórum, diário, entre outros, meios que permitem se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo e num espaço de tempo bem mais curto. A comunicação dá sentido a vida das pessoas.A pesquisaPara verificar a ocorrência de diálogo em comunidades virtuais e a sua influência no processo de aprendizagem foi realizada uma pesquisa, onde foram analisados vários AVA (Moodle, Teleduc, AMEM) e comunidades virtuais (Orkut, Mell, comunidades desenvolvidas em empresas como o SEBRAE e outras), dos quais participaram alunos de cursos diversos, porém, a análise efetiva foi realizada num curso a distância, oferecido através do Ambiente Teleduc, em que são oferecidas diversas ferramentas que permitem uma maior interação, observando-se as trocas ocorridas entre os atores dos cursos.A interação permitirá que alunos e professores se modifiquem mutuamente, assimilando e sedimentando novos conhecimentos, a partir dos conhecimentos anteriormente estruturados e internalizados. A partir desses conceitos, pode-se perceber que um professor/tutor deve estabelecer estratégias de interação e quando for dialogar com seus alunos, é interessante que leve em conta qual o nível de conhecimento deles, isto é, precisa estar aberto para o saber dos alunos e ter sensibilidade para reconhecer nesse diálogo qual é o nível de conhecimento deles e, sendo esse diálogo promovido a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem, é necessário que o professor (educador) encontre, nesse diálogo, alguma forma que permita a ele conhecer melhor os seus alunos. Estratégias de interaçãoA tecnologia mudou a maneira como as relações sociais se apresentam, mas, para compreender as mudanças, é importante perceber que as relações sociais em si continuam essencialmente iguais definindo padrões de comportamentos de liderança, de decisão, de competição, de conflitos, de estruturas de trabalho e cooperação (ARONSON, E., WILSON, T.D e AKERT, R.M, 2002).Uma ferramenta disponibilizada na maioria dos AVA é o fórum, muito utilizada no processo de ensino e aprendizagem e permite que ocorra interação entre os participantes do ambiente virtual, porém não gerenciar um fórum é como sair de uma sala de aula, deixando os alunos numa situação de completo abandono. Para evitar que os alunos abandonem a discussão e para incentivá-los a participarem, existem algumas precauções que poderão ser tomadas a este respeito, pelo professor/tutor: • É importante combinar, desde o início, quantas vezes por semana o professor/tutor irá acessar o fórum. Os alunos devem ter bem clara a idéia de que estão lidando com uma ferramenta assíncrona e que, sendo assim, as respostas não serão imediatas.• É bom conversar com os alunos, logo de início, sobre como eles deverão se portar no ambiente e nas discussões. Deve-se conscientizá-los que, embora não estejam vendo os seus interlocutores, eles existem e poderão ficar ofendidos se o aluno ultrapassar certos limites da etiqueta. Uma sugestão é que se disponibilize a eles um manual falando sobre a netiqueta, dando dicas de comportamento on-line.• Lembrar que discussões moderadas e bem desenvolvidas poderão ser muito mais proveitosas do que apenas um conteúdo estático.• Deve haver critérios de avaliação, onde estejam bem claros os objetivos das discussões. Os alunos devem perceber a participação do professor/tutor nas discussões e este deverá fazê-los sentir que as suas postagens são sempre valorizadas. Feedbacks são ótimos aliados nesse processo.• Pode-se buscar especialistas em um determinado assunto para o fórum de discussão. Poderá ser criado um fórum somente para as questões que lhes serão apresentadas. Deverá ser dado um nome de usuário e uma senha aos especialistas para que possam entrar no fórum nos horários que lhes convierem. Se o número de questões for muito elevado, os próprios alunos poderão votar as melhores para que estas sejam de fato apresentadas.• Procurar promover debates entre os alunos com diferentes pontos de vista para fomentar as discussões.• Por surgirem muitas questões administrativas durante as discussões, sugere-se a criação de um fórum apenas para isso. Também pode ser criado um fórum geral com perguntas freqüentes para que não seja necessário repetir determinadas respostas indefinidamente.• Como a interação entre os alunos se da somente virtualmente, fica faltando, às vezes, aquele laço pessoal que é desenvolvido em aulas presenciais. Para transpor essa barreira, é interessante disponibilizar um fórum social, onde os alunos falem sobre si e discutam assuntos que não estejam relacionados com o tema das aulas. Crie um fórum e incentive os alunos a se apresentarem e a comentarem as apresentações dos demais colegas para dar inicio a esse processo de socialização.



Resumos Relacionados


- Métodos E Técnicas No Uso Das Novas Tecnologias

- O Que é Avaliação

- Educação A Distância Um Novo Modo De Aprender

- Entre Os Muros Da Escola

- Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia