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O conto de Machado de Assis
(Sergius Gonzaga)

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Sergius Gonzaga defende que o estudante iniciado na leitura de Machado de Assis por seus contos, ao invés de seus romances, será surpreendido positivamente. Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro são os romances geniais que destacam a literatura brasileira mundialmente e são especialmente utilizados no ensino fundamental e médio. Porém, sua complexidade pode bloquear o jovem fruidor e levá-lo a concluir que Machado de Assis é um autor intransponível e até chato. Daí o conselho de Sergius Gonzaga, em sua introdução ao livro Contos definitivos, de Machado de Assis (Editora Leitura XXI, 2003), de que os professores deveriam iniciar “a escalada da montanha pelo sopé e não pelo cume”, vez que os contos de Machado são tão significativos quanto os romances, além de facilitar o contato de jovens leitores com o maior de nossos escritores, pois seus contos não apresentam dificuldades técnicas para sua compreensão.De modo diverso do que faz nas obras longas, nos contos, Machado de Assis segue os fundamentos desse gênero: concisão, rapidez e unidade dramática. Essa demanda por brevidade e concentração é obedecida em contos importantes (com exceção para O alienista, considerado por muitos uma novela), tais como Missa do galo, A cartomante, Um homem célebre, Cantiga de esponsais, O espelho e Teoria do medalhão. Em sua crítica à mediocridade social e intelectual de seu tempo, Machado de Assis inova ao abandonar a tendência à descrição (da natureza, no romantismo, e dos costumes e do ambiente, no naturalismo), pois a ele interessou mais o contraste de caracteres e a perscrutação dos sentimentos e idéias íntimas de seus personagens principais. Sergius Gonzaga afirma ainda que o método machadiano preferencial é o do desmascaramento, como “se os indivíduos agissem continuamente sob a necessidade da impostura e da mentira, representando papéis que não corresponderiam à sua verdadeira essência”.A leitura dessa introdução de Sergius Gonzaga é tão fundamental quanto a leitura dos próprios contos de Machado de Assis. A noção de que “os leitores dos contos de Machado talvez possam utilizá-los como um outro caminho, uma nova via de acesso a essa obra singular no panorama de nossa literatura” é utilíssima para a reflexão dos professores e estudiosos de literatura em geral.



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