BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Condicionamento Operante
(Vários)

Publicidade
O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem associativa, na qual as consequências de um comportamento alteram a probabilidade da sua ocorrência. Skinner diferenciou do condicionamento respondente investigado por Pavlov pelo facto de ser emitido por um organismo em vez que proporcionado por um estímulo perceptível, refere-se à resposta do organismo de uma forma espontânea ou reflexa; tal “não significa que não haja um estímulo que não elicite a resposta, mas que ele não é detectado quando ocorre a resposta” (Schultz & Schultz, 2005, p. 296). Por outro lado, no condicionamento operante, o indivíduo opera no comportamento do organismo; por exemplo, o rato na caixa de Skinner é instrumental quando pressiona a alavanca e assim obtém a comida, opera no ambiente; já o cão estudado por Ivan Pavlov apenas reage perante um estímulo – saliva ante a carne (Idem); após a ocorrência do estímulo o comportamento ocorre automaticamente, seguindo as directrizes do que é conhecido como condicionamento clássico tal como descrito por Pavlov.
Deste modo, segundo a teorização de Skinner, o meio não estimula directamente o comportamento. Este é essencialmente pautado pelas suas consequências; estas, em conjunto com situações antecedentes, direccionam a aprendizagem (Gonçalves, 1999).
Nas suas investigações sobre a aquisição e desenvolvimento de respostas instrumentais, o autor desenvolveu aparelhos específicos, entre eles o que denominamos comummente como “caixa de Skinner”: era um compartimento insonorizado, na perspectiva do sujeito à investigação - ambiente, que continha uma alavanca no caso dos ratos e uma chave no caso dos pombos ligada a um mecanismo que fornecia alimentação, havendo igualmente um instrumento de registo acumulativo das respostas do organismo objecto da experiência (Gonçalves, 1999). Segundo Hill (1981, p. 73): "o princípio básico dentro do qual actua a caixa é que as respostas ao manipulador produzem reforçadores. Estas respostas são chamadas operantes livres, pois o sujeito tem a liberdade de emiti-las a uma velocidade própria. A frequência com que se emite o operante livre é a medida da resposta."
Através de diversas experiências, Skinner elaborou duas principais leis do condicionamento operante (Gonçalves, 1999, p. 64):
(1) Quando a ocorrência de um comportamento é seguida da apresentação de uma consequência reforçadora, a força deste comportamento aumenta;
(2) Quando a ocorrência de um comportamento, anteriormente fortalecida por um processo de condicionamento, deixa de ser seguida de uma consequência reforçadora, a força do comportamento diminui.
O autor interessou-se mais tarde pela psicologia educacional, alegando que os seus pressupostos poderiam estar ao serviço do ser humano para que este atingisse o seu potencial máximo, o que nem sempre foi bem aceite socialmente (Sprinthall & Sprinthall, 1993).
O pressuposto da lei do condicionamento operante é de que as consequências do meio influenciam a resposta do indivíduo: “se um comportamento for reforçado gratificado pelo meio, a probabilidade da sua ocorrência posterior aumenta; se, pelo contrário, determinado comportamento não for reforçado, então a probabilidade de nova ocorrência do comportamento diminui” (Gonçalves, 1999, p. 71). Nas suas experiências com pombos e ratos em laboratório, Skinner concluiu que um comportamento reforçado tende a aumentar a sua frequência em comparação com outro que não é reforçado (Noronha, 1991). A esta teoria, Skinner apelidou de “lei da aquisição: a força de um condicionamento operante aumenta, quando, em seguida, recebe um estímulo reforçador” (Schultz & Schultz, 2005, p. 297).
Referências Bibliográficas
- Gonçalves, O. (1999). Introdução à psicoterapia comportamental. Coimbra: Quarteto Editora.
- Hill, W. (1981). Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, S.A.
- Schultz, D., & Schultz S. (2005). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson.
- Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: Mc Graw Hill.



Resumos Relacionados


- Comportamentalismo

- Aprendizagem

- Reforço Positivo E Regativo

- Condicionamento Clássico

- Condicionamento Operante



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia