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Qualidade
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O conceito de qualidade evoluiu ao longo do século, mudando de uma
atividade de inspeção e seleção de itens não-conformes, com caráter fortemente
corretivo, para o uso de técnicas estatísticas que garantiriam a qualidade do
produto de forma preventiva. Posteriormente a ênfase mudou do produto para
o processo, pois um processo com os padrões de qualidade desejados
apresenta como conseqüência um produto com a qualidade esperada.
Paralelamente, passou-se a trabalhar com os sistemas de qualidade das
empresas. Atualmente o conceito evoluiu, além das fronteiras da empresa,
abrangendo toda a cadeia onde essa está inserida.
Para entendermos melhor esse processo, precisamos retornar à década
de 1980 que foi um período marcado pelo início da implantação de programas
de qualidade total nas empresas americanas e européias na tentativa de conter
o avanço das vendas dos produtos japoneses.
Osucesso das empresas japonesas, que produziam com ótima qualidade
e preços mais baixos do que os praticados nos demais países, foi em parte
creditado à capacidade de implementação de programas de produtividade e
qualidade total que contavam com a participação dos funcionários. Programas
como Círculos de Controle de Qualidade, Controle Estatístico de Processo,
Manutenção Produtiva Total, Melhoria Contínua Kaizen, Análise dos Efeitos
e Tipos de Falhas e as Sete Ferramentas da Qualidade passaram a ter grande
aceitação no mundo ocidental a partir do sucesso percebido com a implantação
de técnicas que combinavam o aumento da qualidade e da produtividade.
Esses programas, que faziam parte de um sistema da qualidade,
culminaram na elaboração e divulgação das Normas ISO 9000, na Europa, em
1987, chegando ao Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Depois de 1990, as Normas ISO, constituem um modelo internacional
para a qualidade, sendo um dos requisitos básicos à implementação bem sucedida
de um processo de qualidade total. Quando uma empresa obtém a
certificação ISO 9000, significa que está se organizando para ter um padrão de
qualidade do seu processo e, conseqüentemente, de seu produto, em um
patamar confiável, o que resulta em garantia de qualidade para os clientes.
Além disso, quando a empresa passa a se preocupar com a implantação de
programas de melhoria da qualidade e produtividade, visando a melhor
utilização de seus recursos produtivos, existe forte probabilidade de redução
em seus custos, o que resulta em preços mais competitivos.
A implantação de programas de qualidade e produtividade, além de
viabilizar a certificação da empresa como .classe mundial., traz consigo a
possibilidade da melhor qualidade de vida, mesmo que não haja um programa
formalizado com este nome, pois possibilita benefícios aos funcionários, em
termos de carreira e aprendizado profissional.
O conceito de qualidade apresentado na Norma ISO 8402 é descrito
como um conjunto de propriedades e características de um produto, processo
ou serviço, que lhe fornecem a capacidade de satisfazer as necessidades
explícitas ou implícitas.
Há separação da qualidade em dois aspectos: qualidade técnica
e qualidade humana. Qualidade técnica está em satisfazer exigências
e expectativas concretas, tais como tempo, finanças, taxa de defeitos,
funcionabilidade, durabilidade, segurança e garantia. A qualidade humana diz
respeito à satisfação de expectativas e desejos emocionais, tais como atitude,
comprometimento, atenção, credibilidade, consistência e lealdade. Além disso,
trabalha-se com cinco tipos de qualidade: a pessoal, a departamental, a de
produtos, a de serviços e a da empresa.Em todas elas deve-se verificar a qualidade
técnica e humana.
Em relação à produtividade, o conceito pode ser apresentado sob dois
aspectos.Visto de uma forma restrita, podemos definir como a relação entre os
recursos empregados e os resultados obtidos, ou seja:
Nesse sentido, a produtividade é vista como eficiência e é conseguida
através da otimização do uso dos recursos empregados inputs a fim de
maximizar os resultados desejados outputs.
Sob um ponto de vista mais amplo, produtividade não é somente obter
o máximo de eficiência .fazendo certo as coisas., mas atingir o máximo de
eficácia .fazendo as coisas certas.. É necessário ir além do conceito básico de
resultado obtido/recurso empregado e entender os fatores determinantes que
conduzem à melhoria da produtividade.



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