BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Família e ensino superior
(Silva; S.; & Ferreira; J.)

Publicidade
Durante o processo de integração no ensino superior, a família revela ter um papel crucial no modo como o jovem adulto percepciona e vivencia os novos contextos de desenvolvimento. Como referem Lopez, Campbell e Watkins (1988, referenciados por Silva & Ferreira, 2009) é reconhecido que a família representa um contexto susceptível de influenciar o desenvolvimento psicológico, social e emocional dos seus membros ao longo do ciclo de vida. A família constitui-se o primeiro contexto de desenvolvimento e de socialização do indivíduo, influenciando pelas suas características relacionais, de crescimento e de manutenção, o processo de desenvolvimento psicossocial e de socialização do indivíduo (Gonçalves, 1997, referenciados por Silva & Ferreira, 2009).Segundo Silva e Ferreira (2009) a transição do estudante para o ensino superior é vista como uma tarefa de desenvolvimento familiar, com exigências ao nível das novas tarefas que todos os membros da família terão que enfrentar, no sentido da promoção do funcionamento e do bem-estar do grupo e cada um dos seus membros. A saída do estudante de casa para uma instituição de ensino superior provoca a necessidade de reorganização de todos os membros da família. Neste período de transição, a função familiar está relacionada com a disponibilidade para apoiar a adaptação ao novo contexto de vida e com a facilitação do processo de separação/individuação. A autonomia crescente e um maior investimento nas relações interpessoais extra-familiares por parte do estudante não pode ocorrer sem os ajustamentos familiares que suportam este desenvolvimento. Durante essa transição, a família, desempenha um papel essencial no que diz respeito à forma como o jovem adulto encara todas essas mudanças. Os investigadores que têm abordado as questões do desenvolvimento do estudante universitário, segundo as várias perspectivas teóricas, sublinham a necessidade do estudante possuir e desenvolver competências pessoais e sociais, essenciais ao estabelecimento e desenvolvimento de relacionamentos maturos e autênticos, relevantes para a consolidação da identidade e ajustamento. Pascarella e Terenzini (1991; 2005) e Astin (1997), abordados por Silva e Ferreira (2009), valorizam o relacionamento interpessoal com os agentes socializadores, sendo este considerado, por conseguinte, um indicador de ajustamento. Então, para que o estudante universitário se ajuste mais facilmente, deverá ter positiva percepções de si, elemento moderador de comportamentos pró-sociais.



Resumos Relacionados


- Adolescencia

- O Ciclo Vital Da Família

- O Ensino Superior

- Família Com Filhos Adolescentes

- Planejamento No Ensino Superior: Uma DeficiÊncia Do



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia